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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                       A mudança fundamental da responsabilidade pelos acidentes — tirando o foco
                  do usuário e promovendo uma abordagem que estimula que os projetistas e demais
                  responsáveis pela construção, operação e manutenção da via ofereçam um ambiente

                  de tráfego intrinsecamente seguro — é reconhecida como a chave para alcançar resul-
                  tados ambiciosos na Segurança Viária [1].




                     BOX 1    RODOVIAS QUE PERDOAM


                       i     Rodovias que perdoam (forgiving highways, em inglês) é um conceito que foi
                             utilizado como base para o desenvolvimento da abordagem de Sistema Se-
                             guro. Esse conceito surgiu com o objetivo de desenvolver uma infraestrutura
                             de transporte que fosse capaz de acomodar o erro humano, levando em con-
                             sideração que as pessoas são vulneráveis e suscetíveis a cometerem erros.

                                Além da rodovia em si, o conceito de “Rodovias que perdoam” incorpora
                             o projeto das laterais das vias como parte integrante dos critérios de proje-
                             to para a infraestrutura rodoviária. Diferentes elementos, como zonas livres,
                             melhorias nos acostamentos, sonorizadores, dispositivos de contenção e
                             atenuadores de impacto fazem com que a lateral da via esteja preparada para
                             acomodar possíveis erros humanos [2]. Informações sobre o projeto seguro
                             das laterais das vias são abordadas no “Capítulo 8 — Projeto seguro das la-
                             terais das vias”.




                       A vida e a saúde configuram-se como questões primordiais à integridade e digni-
                  dade humana. Diante disso, o Sistema Seguro considera que mortes e lesões graves

                  em acidentes de trânsito são evitáveis e, portanto, inaceitáveis. A seguir, são destaca-
                  dos os princípios orientadores do Sistema Seguro [3], [4], [5]:

                         (1)  As pessoas cometem erros que podem levar a acidentes de trânsito.

                        (2)  O corpo humano tem a capacidade física limitada para tolerar as forças dos
                             impactos de um acidente, estando suscetíveis a ocorrência de lesões.

                        (3)  Existe uma responsabilidade compartilhada entre aqueles que projetam,
                             constroem e gerenciam, aqueles que utilizam os veículos e a rede viária, e
                             aqueles que fornecem atendimento após os acidentes. Há uma cadeia de





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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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