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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
importância de sua integração. Isto é, vai além do enfoque tradicional da Segurança
Viária, que atua isoladamente em cada pilar.
Uma rodovia segura pode ser descrita, então, como aquela que é projetada, im-
plantada e gerenciada de modo que [6]:
• forneça um ambiente seguro, com condições intrínsecas à rodovia (pista
de rolamento, laterais adjacentes etc.) que propiciem uma viagem segura a
todos os usuários;
• induza a adoção de velocidade segura;
• informe o motorista sobre as condições a serem encontradas na via e quais-
quer situações incomuns ou fora do padrão;
• oriente o motorista através de seções incomuns ou seções de conflito;
• perdoe o comportamento falho ou impróprio de um motorista.
A abordagem do Sistema Seguro vem ganhando espaço de importância à nível
mundial. A experiência de países desenvolvidos mostra que o investimento em Segu-
rança Viária seguindo uma abordagem sistêmica apresenta bons resultados . As ideias
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dessa abordagem se consolidaram em programas e ações concretas em diversos paí-
ses , ficando conhecidas por diferentes marcas em cada região [4].
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3 Um avanço notável na Segurança Viária tem sido observado nos países pioneiros na adoção da
abordagem do Sistema Seguro, como a Suécia e a Holanda. Políticas adotadas nesses países
incluem: (i) limites de velocidade mais baixos em áreas urbanas; (ii) rotatórias em interseções de
vias rurais; (iii) zonas separadas entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados; e (iv) conhe-
cimento profundo de planejamento de rede. Somente três em cada cem mil suecos morrem no
trânsito a cada ano, e o índice de mortes no país teve uma redução de 55% entre 1994 e 2015. A
Holanda, por sua vez, tem um índice de mortes por cem mil habitantes menor que quatro, e esse
índice foi reduzido em mais de 50% no mesmo período. As medidas adotadas salvaram até 1.700
vidas entre 1998 e 2007 [8].
4 A PIARC [1] aponta que a abordagem de Segurança Viária conhecida como Sistema Seguro foi
construída a partir dos princípios da teoria sueca Visão Zero e da teoria holandesa Segurança
Sustentável. Enquanto a Visão Zero se baseia em um princípio ético para eliminar mortes e le-
sões graves do sistema de transporte, a Segurança Sustentável toma a eliminação de acidentes
evitáveis como ponto de partida e atribui maior peso à relação benefício-custo na determinação
de intervenções.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP