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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  importância de sua integração. Isto é, vai além do enfoque tradicional da Segurança
                  Viária, que atua isoladamente em cada pilar.

                       Uma rodovia segura pode ser descrita, então, como aquela que é projetada, im-
                  plantada e gerenciada de modo que [6]:


                           •  forneça um ambiente seguro, com condições intrínsecas à rodovia (pista
                             de rolamento, laterais adjacentes etc.) que propiciem uma viagem segura a
                             todos os usuários;

                           •  induza a adoção de velocidade segura;

                           •  informe o motorista sobre as condições a serem encontradas na via e quais-
                             quer situações incomuns ou fora do padrão;
                           •  oriente o motorista através de seções incomuns ou seções de conflito;

                           •  perdoe o comportamento falho ou impróprio de um motorista.



                       A abordagem do Sistema Seguro vem ganhando espaço de importância à nível

                  mundial. A experiência de países desenvolvidos mostra que o investimento em Segu-
                  rança Viária seguindo uma abordagem sistêmica apresenta bons resultados . As ideias
                                                                                            3
                  dessa abordagem se consolidaram em programas e ações concretas em diversos paí-
                  ses , ficando conhecidas por diferentes marcas em cada região [4].
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                  3   Um avanço notável na Segurança Viária tem sido observado nos países pioneiros na adoção da
                     abordagem do Sistema Seguro, como a Suécia e a Holanda. Políticas adotadas nesses países
                     incluem: (i) limites de velocidade mais baixos em áreas urbanas; (ii) rotatórias em interseções de
                     vias rurais; (iii) zonas separadas entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados; e (iv) conhe-
                     cimento profundo de planejamento de rede. Somente três em cada cem mil suecos morrem no
                     trânsito a cada ano, e o índice de mortes no país teve uma redução de 55% entre 1994 e 2015. A
                     Holanda, por sua vez, tem um índice de mortes por cem mil habitantes menor que quatro, e esse
                     índice foi reduzido em mais de 50% no mesmo período. As medidas adotadas salvaram até 1.700
                     vidas entre 1998 e 2007 [8].
                  4   A PIARC [1] aponta que a abordagem de Segurança Viária conhecida como Sistema Seguro foi
                     construída a partir dos princípios da teoria sueca Visão Zero e da teoria holandesa Segurança
                     Sustentável. Enquanto a Visão Zero se baseia em um princípio ético para eliminar mortes e le-
                     sões graves do sistema de transporte, a Segurança Sustentável toma a eliminação de acidentes
                     evitáveis como ponto de partida e atribui maior peso à relação benefício-custo na determinação
                     de intervenções.


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