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BOX 2 INTRODUÇÃO DO SISTEMA SEGURO EM DIFERENTES PAÍSES, COM SUAS RESPECTIVAS MARCAS
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• Em meados da década de 1990, é realizada a concepção inicial da Visão
Visão Zero Zero. Em 1997, o Parlamento Sueco aprova a Lei de Segurança no Trânsito
(Suécia) e designa a Administração Nacional de Vias Sueca como órgão líder, com
um Departamento de Segurança no Trânsito monitorando o trabalho em
Segurança Viária.
• Na década de 1990, a comunidade holandesa de pesquisa em Seguran-
Segurança ça Viária, sob a liderança do Instituto para Pesquisa da Segurança Viária
Sustentável (SWOV), desenvolve o conceito de Segurança Sustentável. Poucos anos
depois, esse conceito é aceito como parte da política holandesa, com a
(Holanda) implementações de políticas descentralizadas e apoiadas pelo governo
central. Em 1997, ocorre o início do programa, englobando 24 ações acor-
dadas por todos os setores do governo holandês.
• Na década de 1980, ocorre o início da responsabilização dos governos e
Sistema Seguro operadores do sistema pela Segurança Viária. No fim da década de 1990
(Austrália) a 2010, vários estados da Austrália adotam formalmente a abordagem de
Sistema Seguro em declarações do governo, planos de ação e estratégias.
• No início da década de 2000, Washington (2000) e Minnesota (2003)
Towards foram os primeiros estados a adotar o objetivo de Towards Zero Deaths
Zero Deaths (Rumo a Zero Mortes) em seus planos de Segurança Viária. Há coopera-
ção entre órgãos do governo nas áreas de transportes, segurança pública,
(EUA) saúde e outras. Entre 2002 e 2013, a administração da cidade de Nova
York inicia ações para melhorar a Segurança Viária por meio do desenho
das ruas e da gestão da velocidade.
Jornadas • Em 2011, o Comitê Nacional de Segurança Viária anuncia o primeiro Plano
Mais Seguras de Ação de Jornadas Mais Seguras para 2011-2012.
(Nova Zelândia) • Em 2013, ocorre a adoção do segundo Plano de Ação de Jornadas Mais
Seguras para 2013-2015.
• Em 2014, a Cidade do México aprova a inovadora Lei de Mobilidade, que
Visão Zero reforma a maneira de a cidade abordar a Segurança Viária e a mobilidade.
(Cidade do A lei requer o desenvolvimento de novos planos integrados para a cidade,
México) novas regulamentações de trânsito e mudanças institucionais, todos ba-
seados na hierarquia da mobilidade.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [4]