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BOX 2     INTRODUÇÃO DO SISTEMA SEGURO EM DIFERENTES PAÍSES, COM SUAS RESPECTIVAS MARCAS


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                                         •  Em meados da década de 1990, é realizada a concepção inicial da Visão
                          Visão Zero        Zero. Em 1997, o Parlamento Sueco aprova a Lei de Segurança no Trânsito
                           (Suécia)         e designa a Administração Nacional de Vias Sueca como órgão líder, com
                                            um Departamento de Segurança no Trânsito monitorando o trabalho em
                                            Segurança Viária.




                                         •  Na década de 1990, a comunidade holandesa de pesquisa em Seguran-
                          Segurança         ça Viária, sob a liderança do Instituto para Pesquisa da Segurança Viária
                         Sustentável        (SWOV), desenvolve o conceito de Segurança Sustentável. Poucos anos
                                            depois, esse conceito é aceito como parte da política holandesa, com a
                          (Holanda)         implementações de políticas descentralizadas e apoiadas pelo governo
                                            central. Em 1997, ocorre o início do programa, englobando 24 ações acor-
                                            dadas por todos os setores do governo holandês.





                                         •  Na década de 1980, ocorre o início da responsabilização dos governos e
                       Sistema Seguro       operadores do sistema pela Segurança Viária. No fim da década de 1990
                          (Austrália)       a 2010, vários estados da Austrália adotam formalmente a abordagem de
                                            Sistema Seguro em declarações do governo, planos de ação e estratégias.





                                         •  No início da década de 2000, Washington (2000) e Minnesota (2003)
                           Towards          foram os primeiros estados a adotar o objetivo de Towards Zero Deaths
                         Zero Deaths        (Rumo a Zero Mortes) em seus planos de Segurança Viária. Há coopera-
                                            ção entre órgãos do governo nas áreas de transportes, segurança pública,
                            (EUA)           saúde e outras. Entre 2002 e 2013, a administração da cidade de Nova
                                            York inicia ações para melhorar a Segurança Viária por meio do desenho
                                            das ruas e da gestão da velocidade.





                          Jornadas       •  Em 2011, o Comitê Nacional de Segurança Viária anuncia o primeiro Plano
                        Mais Seguras        de Ação de Jornadas Mais Seguras para 2011-2012.
                       (Nova Zelândia)   •  Em 2013, ocorre a adoção do segundo Plano de Ação de Jornadas Mais
                                            Seguras para 2013-2015.







                                         •  Em 2014, a Cidade do México aprova a inovadora Lei de Mobilidade, que
                          Visão Zero        reforma a maneira de a cidade abordar a Segurança Viária e a mobilidade.
                          (Cidade do        A lei requer o desenvolvimento de novos planos integrados para a cidade,
                           México)          novas regulamentações de trânsito e mudanças institucionais, todos ba-
                                            seados na hierarquia da mobilidade.


                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [4]
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