Page 168 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 168

CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                             responsabilidades com três passos, que começa e termina com os projetis-
                             tas do sistema:

                               a)  projetistas, em especial — mas também gestores, operadores, legis-
                                   ladores, entre outros —, têm a responsabilidade de projetar rodovias
                                   que garantam a segurança do sistema, atendendo às demandas dos
                                   diferentes tipos de usuários e fornecendo mensagens claras para que
                                   eles adotem um comportamento seguro, sigam as normas e não co-

                                   metam erros;
                               b)  usuários possuem a responsabilidade de seguir as normas e regula-

                                   mentações, e devem utilizar princípios de direção segura;
                               c)  se os usuários cometerem erros ou não seguirem as normas, a res-
                                   ponsabilidade pela segurança volta aos projetistas, que devem

                                   criar ambientes que perdoem os erros humanos, minimizando suas
                                   consequências.

                        (4)  Todas as partes do sistema devem ser reforçadas para multiplicar seus
                             efeitos, de forma que, se uma parte falhar, os usuários da via ainda estejam
                             protegidos.

                        (5)  Nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável e a segurança não
                             deve ser penalizada pelo aumento da capacidade ou da mobilidade. Ao invés
                             disso, o sistema viário deve ser tão seguro quanto eficiente.




                       O Sistema Seguro propõe, ainda, que haja equidade no tratamento das necessida-
                  des de segurança de usuários motorizados e não motorizados. Dessa forma, a aborda-
                  gem confere alta prioridade à proteção dos usuários mais vulneráveis, ou seja, aque-
                  les mais propensos a lesões graves e morte em caso de acidente, como os pedestres

                  e ciclistas.

                       A abordagem do Sistema Seguro é geralmente considerada em termos de quatro
                  pilares de interação chave, representados na Figura 6.1 [6], [7]:

                           •  Vias e zonas laterais seguras: devem ser previsíveis, autoexplicativas e to-

                             lerantes aos erros, sendo projetadas para incentivar comportamentos se-
                             guros e minimizar os erros dos usuários;





                                                                                                            167

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173