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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                           •  Velocidades seguras: devem ser adequadas à classe e ao nível de segurança
                             das vias. A velocidade de deslocamento impacta diretamente na severidade
                             dos acidentes. Por isso, os motoristas devem entender e cumprir os limites

                             de velocidade e dirigir de acordo com as condições apresentadas;
                           •  Veículos seguros: devem prevenir acidentes e proteger os usuários da via,
                             incluindo ocupantes do veículo, pedestres e ciclistas, em caso de acidente.
                             Avanços tecnológicos possibilitam, cada vez mais, a utilização de equipa-

                             mentos de segurança veiculares, como cinto de segurança e aviso de cintos
                             desatados, freios ABS, airbags, controle eletrônico de estabilidade, assis-
                             tente de frenagem , sistema de frenagem automática de emergência  (que
                                                                                                 2
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                             funciona  acionando alertas sonoros  e realizando  frenagens  automáticas
                             em caso de risco de acidente, por meio da detecção de veículos, obstáculos
                             e pedestres com sensores e câmeras), alertas de mudança de faixa (senso-
                             res apontam desvios de trajetória indesejados), câmera de ré, entre outros.
                             Embora as características e classificações dos veículos que usam a rodovia

                             variem significativamente, suas diferentes particularidades devem ser le-
                             vadas em consideração na elaboração de um projeto seguro de rodovias.

                           •  Usuários seguros: devem estar alertas e cumprir as regras de trânsito.
                             Mesmo que as rodovias sejam projetadas para minimizar o erro humano e
                             suas consequências, é necessário reduzir a ocorrência dessas falhas. Isso
                             pode ser  alcançado com educação adequada  (formação e treinamento),

                             legislação e esforços de fiscalização (para obter altos níveis de conformi-
                             dade do usuário com as regras rodoviárias), e regimes de habilitação efi-
                             cazes (para controlar a segurança dos motoristas que usam o sistema e
                             para cancelar as habilitações quando infrações graves são cometidas). É

                             fundamental também, o uso de equipamentos de segurança pessoal, como
                             capacete (para motociclistas e ciclistas), cinto de segurança (para usuários
                             de veículos de quatro rodas), cadeiras de segurança para crianças (modelo
                             apropriado a cada faixa etária), entre outros.








                  1   Break Assist System (BAS) ou Auxílio de Frenagem de Emergência (AFE), em português.
                  2   Auto Emergency Breaking (AEB).


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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