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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
Na década de 2010, o Sistema Seguro serviu como base para a definição dos prin-
cípios orientadores do Plano Global da Década de Ação para a Segurança no Trânsito,
estabelecido pela Organização Mundial da Saúde [9]. Tais princípios representam uma
mudança fundamental do pensamento tradicional de Segurança Viária, reformulando
como ela é vista e gerenciada. A mudança de foco do número de acidentes para o nú-
mero de vítimas, por exemplo, tem um impacto sutil, mas importante, na avaliação de
acidentes e nas estratégias para lidar com o risco.
O Quadro 6.1 resume as principais diferenças entre a abordagem tradicional da
Segurança Viária e a abordagem do Sistema Seguro.
Quadro 6.1: Diferenças entre a abordagem tradicional
e a abordagem do Sistema Seguro na Segurança Viária
Abordagem tradicional Sistema Seguro
Qual é o problema? Risco de acidentes Mortes e lesões graves
O que causa o Fatores humanos: excesso de Falhas do sistema
problema? velocidade, direção sob efeito
de álcool, desatenção, tomada
deliberada de riscos etc.
Quem é responsável? Usuário da via Projetistas, gestores, operadores
e usuários do sistema
Qual o objetivo? Reduzir o número de mortes Eliminar fatalidades e lesões
e lesões graves com base em graves, maximizando a
objetivos concorrentes, buscando mobilidade segura
um equilíbrio entre mobilidade e
segurança
Qual é a principal Mudar o comportamento Mudar o meio ambiente
abordagem do individual do usuário (ambiente da rodovia e
planejamento? características sociais)
Como a segurança Ganho incremental a partir do Otimizar as soluções entre
deve ser alcançada? tratamento de pilares individuais os pilares (vias, velocidades,
(vias, velocidades, veículos e veículos e pessoas): os pilares
pessoas) se compensam quando o
desempenho de um deles é
inadequado.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [5], [6], [10]
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP