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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                       Na década de 2010, o Sistema Seguro serviu como base para a definição dos prin-
                  cípios orientadores do Plano Global da Década de Ação para a Segurança no Trânsito,
                  estabelecido pela Organização Mundial da Saúde [9]. Tais princípios representam uma

                  mudança fundamental do pensamento tradicional de Segurança Viária, reformulando
                  como ela é vista e gerenciada. A mudança de foco do número de acidentes para o nú-
                  mero de vítimas, por exemplo, tem um impacto sutil, mas importante, na avaliação de
                  acidentes e nas estratégias para lidar com o risco.


                       O Quadro 6.1 resume as principais diferenças entre a abordagem tradicional da
                  Segurança Viária e a abordagem do Sistema Seguro.


                                   Quadro 6.1: Diferenças entre a abordagem tradicional
                                   e a abordagem do Sistema Seguro na Segurança Viária


                                        Abordagem tradicional           Sistema Seguro

                   Qual é o problema?   Risco de acidentes              Mortes e lesões graves

                   O que causa o        Fatores humanos: excesso de     Falhas do sistema
                   problema?            velocidade, direção sob efeito
                                        de álcool, desatenção, tomada
                                        deliberada de riscos etc.

                   Quem é responsável?  Usuário da via                  Projetistas, gestores, operadores
                                                                        e usuários do sistema

                   Qual o objetivo?     Reduzir o número de mortes      Eliminar fatalidades e lesões
                                        e lesões graves com base em     graves, maximizando a
                                        objetivos concorrentes, buscando   mobilidade segura
                                        um equilíbrio entre mobilidade e
                                        segurança
                   Qual é a principal   Mudar o comportamento           Mudar o meio ambiente
                   abordagem do         individual do usuário           (ambiente da rodovia e
                   planejamento?                                        características sociais)
                   Como a segurança     Ganho incremental a partir do   Otimizar as soluções entre
                   deve ser alcançada?  tratamento de pilares individuais   os pilares (vias, velocidades,
                                        (vias, velocidades, veículos e   veículos e pessoas): os pilares
                                        pessoas)                        se compensam quando o
                                                                        desempenho de um deles é
                                                                        inadequado.
                                     Fonte: elaborado pelo autor com base em [5], [6], [10]






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