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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                    Figura 7.14: Influência da profundidade da banda de rodagem para uma lâmina d’água
                     de 1 mm de profundidade (redução da área de contato entre o pneu e o pavimento)


                                                50 km/h              70 km/h            90 km/h

                   Pneu novo
                   (profundidade da
                   banda de rodagem
                   = 8mm)






                   Pneu 50%
                   desgastado





                   Pneu gasto
                   (profundidade da
                   banda de rodagem
                   = 1.6 mm)




                                                        Fonte: [17]



                       Devido ao aumento gradativo das velocidades de operação dos veículos ao longo
                  dos anos, os acidentes ocasionados por aquaplanagem têm-se tornado preocupações
                  mais frequentes para a segurança rodoviária [1].

                       Para reduzir a possibilidade de aquaplanagem, a rodovia deve ter um sistema de

                  drenagem superficial eficiente, com declividade transversal apropriada e pavimentos
                  drenantes ou com macrotextura adequada [1], conforme recomendado no item “7.2
                  — Pavimento”. Além disso, o crescente reconhecimento da  importância da drenagem
                  superficial dos pavimentos tem resultado em avanços consideráveis nas técnicas de
                  drenagem [18].














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                                                                                                         DER / SP
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