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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Figura 7.14: Influência da profundidade da banda de rodagem para uma lâmina d’água
de 1 mm de profundidade (redução da área de contato entre o pneu e o pavimento)
50 km/h 70 km/h 90 km/h
Pneu novo
(profundidade da
banda de rodagem
= 8mm)
Pneu 50%
desgastado
Pneu gasto
(profundidade da
banda de rodagem
= 1.6 mm)
Fonte: [17]
Devido ao aumento gradativo das velocidades de operação dos veículos ao longo
dos anos, os acidentes ocasionados por aquaplanagem têm-se tornado preocupações
mais frequentes para a segurança rodoviária [1].
Para reduzir a possibilidade de aquaplanagem, a rodovia deve ter um sistema de
drenagem superficial eficiente, com declividade transversal apropriada e pavimentos
drenantes ou com macrotextura adequada [1], conforme recomendado no item “7.2
— Pavimento”. Além disso, o crescente reconhecimento da importância da drenagem
superficial dos pavimentos tem resultado em avanços consideráveis nas técnicas de
drenagem [18].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP