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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       Com relação às águas que são escoadas para as laterais da rodovia, é necessário
                  garantir que não ocorra empoçamento na borda do pavimento. Em rodovias onde o
                  acostamento não é pavimentado, a presença de vegetação ou acúmulo de resíduos

                  nas proximidades do acostamento pode acarretar a retenção de lâminas de água na
                  superfície da via ou no escoamento longitudinal da água ao longo da faixa de rolamen-
                  to. Acostamentos pavimentados eliminam o aparecimento de vegetação nas bordas
                  da pista, o que faz com que não ocorra retenção de lâminas d’água nas laterais da via.
                  Deve-se atentar, contudo, para que esse fenômeno não ocorra nas laterais dos acos-

                  tamentos pavimentados e nos acostamentos internos. Inspeções regulares e limpeza
                  dos dispositivos de drenagem devem ser realizadas em acostamentos pavimentados
                  e não pavimentados, para garantir o correto escoamento das águas nas laterais das

                  vias [1].

                       Além disso, a espessura da sinalização horizontal contínua implantada nos bordos
                  deve fornecer condições para o escoamento superficial lateral e não ocasionar a forma-
                  ção de lâmina d’água. Assim, recomenda-se que a sinalização dos bordos seja baixa ou

                  apresente aberturas para o escoamento.

                       A presença de uma lâmina d’água na superfície da via pode comprometer a segu-
                  rança. Mesmo a fina película de água pode reduzir o atrito entre o veículo e a via, como
                  explicado no item “7.2 — Pavimento”.


                        O fenômeno conhecido como aquaplanagem ocorre, justamente, quando há perda
                  de aderência ou tração entre os pneus do veículo em movimento e a superfície da via,
                  devido à presença de uma lâmina d’água. A perda de aderência pode ser completa ou
                  parcial, e representa um alto risco para a ocorrência de acidentes. No caso da perda de

                  contato parcial, o risco é ainda maior, pois pode resultar em instabilidade direcional do
                  veículo, dado que alguns pneus estão em contato com o pavimento e outros não.

                       Existem muitos fatores que afetam a aderência pneu-pavimento, incluindo a ban-

                  da de rodagem e a pressão do pneu, a superfície e a geometria da via, a velocidade do
                  veículo e a altura da lâmina d’água sobre a superfície. A Figura 7.14 apresenta como a
                  banda de rodagem, e consequentemente, o atrito, são influenciados pela velocidade do
                  veículo e pelo desgaste do pneu em uma pista com lâmina d’água de 1,00 mm. Nota-se
                  que a combinação de pneus desgatados e velocidades elevadas resulta em uma banda

                  de rodagem extremamente pequena, o que representa um grande risco de aquaplana-
                  gem, além de aumentar a distância de frenagem.

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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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