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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Com relação às águas que são escoadas para as laterais da rodovia, é necessário
garantir que não ocorra empoçamento na borda do pavimento. Em rodovias onde o
acostamento não é pavimentado, a presença de vegetação ou acúmulo de resíduos
nas proximidades do acostamento pode acarretar a retenção de lâminas de água na
superfície da via ou no escoamento longitudinal da água ao longo da faixa de rolamen-
to. Acostamentos pavimentados eliminam o aparecimento de vegetação nas bordas
da pista, o que faz com que não ocorra retenção de lâminas d’água nas laterais da via.
Deve-se atentar, contudo, para que esse fenômeno não ocorra nas laterais dos acos-
tamentos pavimentados e nos acostamentos internos. Inspeções regulares e limpeza
dos dispositivos de drenagem devem ser realizadas em acostamentos pavimentados
e não pavimentados, para garantir o correto escoamento das águas nas laterais das
vias [1].
Além disso, a espessura da sinalização horizontal contínua implantada nos bordos
deve fornecer condições para o escoamento superficial lateral e não ocasionar a forma-
ção de lâmina d’água. Assim, recomenda-se que a sinalização dos bordos seja baixa ou
apresente aberturas para o escoamento.
A presença de uma lâmina d’água na superfície da via pode comprometer a segu-
rança. Mesmo a fina película de água pode reduzir o atrito entre o veículo e a via, como
explicado no item “7.2 — Pavimento”.
O fenômeno conhecido como aquaplanagem ocorre, justamente, quando há perda
de aderência ou tração entre os pneus do veículo em movimento e a superfície da via,
devido à presença de uma lâmina d’água. A perda de aderência pode ser completa ou
parcial, e representa um alto risco para a ocorrência de acidentes. No caso da perda de
contato parcial, o risco é ainda maior, pois pode resultar em instabilidade direcional do
veículo, dado que alguns pneus estão em contato com o pavimento e outros não.
Existem muitos fatores que afetam a aderência pneu-pavimento, incluindo a ban-
da de rodagem e a pressão do pneu, a superfície e a geometria da via, a velocidade do
veículo e a altura da lâmina d’água sobre a superfície. A Figura 7.14 apresenta como a
banda de rodagem, e consequentemente, o atrito, são influenciados pela velocidade do
veículo e pelo desgaste do pneu em uma pista com lâmina d’água de 1,00 mm. Nota-se
que a combinação de pneus desgatados e velocidades elevadas resulta em uma banda
de rodagem extremamente pequena, o que representa um grande risco de aquaplana-
gem, além de aumentar a distância de frenagem.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP