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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
Se, ainda assim, não for possível desobstruir a zona livre, devem ser adotados
equipamentos de segurança passiva, como os dispositivos de contenção lateral e dis-
positivos amortecedores de impacto, como forma de proteger os veículos dos possí-
veis perigos provocados pela presença dos elementos de risco e reduzir a severidade
dos acidentes. Embora, na prática, esses dispositivos sejam frequentemente utilizados
para diferentes tipos de elementos de risco, sua implantação deve ser avaliada com
cautela. Em muitos casos, a implantação do dispositivo de contenção viária implica na
redução da área lateral disponível para uso em caso de emergência. Assim, um projeto
seguro das laterais das vias deve limitar a instalação de dispositivos de contenção para
casos em que outras soluções mais seguras não são viáveis.
Por fim, se não for possível implantar nenhuma das soluções propostas, é obriga-
tório delinear e sinalizar o elemento de risco. Um exemplo é a utilização de sinalização
horizontal e vertical (marcadores de perigo, marcadores de obstáculos, zebrados e/ou
delineadores) para alertar condutores sobre um obstáculo na via ou em suas laterais,
como restrição de gabarito horizontal e vertical, estreitamento de uma ponte, presença
de drenagem não traspassável ou alterações bruscas de geometria. O uso da sinaliza-
ção viária contribui para alertar os condutores sobre a presença de elementos de risco
na rodovia e pode minimizar o risco de choques com objetos fixos, contudo não deve ser
entendido como uma solução que elimina o problema.
Além de respeitar a ordem de tratamento de riscos, devem ser verificadas as so-
luções para cada tipo de elemento. A seguir são apresentadas as características e as
melhores práticas para os diferentes elementos de risco comumente encontrados nas
laterais das vias. Ressalta-se que, nos casos em que não é possível eliminar os riscos
relativos aos elementos descritos a seguir, a ordem de prioridade para tratamento de
locais de risco descrita neste item (“8.2 — Caracterização dos elementos de risco den-
tro da zona livre”) deve ser seguida.
8.2.1 Elementos naturais
Os elementos naturais referem-se a árvores (com diâmetro de base maior do que 10 cm),
rochas e vegetação que, em geral, são obstáculos fixos [7] capazes de produzir desace-
lerações acentuadas ou paradas abruptas, constituindo riscos distribuídos ou pontuais.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP