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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                       Se, ainda assim, não for possível desobstruir a zona livre, devem ser adotados
                  equipamentos de segurança passiva, como os dispositivos de contenção lateral e dis-
                  positivos amortecedores de impacto, como forma de proteger os veículos dos possí-

                  veis perigos provocados pela presença dos elementos de risco e reduzir a severidade
                  dos acidentes. Embora, na prática, esses dispositivos sejam frequentemente utilizados
                  para diferentes tipos de elementos de risco, sua implantação deve ser avaliada com
                  cautela. Em muitos casos, a implantação do dispositivo de contenção viária implica na
                  redução da área lateral disponível para uso em caso de emergência. Assim, um projeto

                  seguro das laterais das vias deve limitar a instalação de dispositivos de contenção para
                  casos em que outras soluções mais seguras não são viáveis.

                       Por fim, se não for possível implantar nenhuma das soluções propostas, é obriga-
                  tório delinear e sinalizar o elemento de risco. Um exemplo é a utilização de sinalização

                  horizontal e vertical (marcadores de perigo, marcadores de obstáculos, zebrados e/ou
                  delineadores) para alertar condutores sobre um obstáculo na via ou em suas laterais,
                  como restrição de gabarito horizontal e vertical, estreitamento de uma ponte, presença

                  de drenagem não traspassável ou alterações bruscas de geometria. O uso da sinaliza-
                  ção viária contribui para alertar os condutores sobre a presença de elementos de risco
                  na rodovia e pode minimizar o risco de choques com objetos fixos, contudo não deve ser
                  entendido como uma solução que elimina o problema.


                       Além de respeitar a ordem de tratamento de riscos, devem ser verificadas as so-
                  luções para cada tipo de elemento. A seguir são apresentadas as características e as
                  melhores práticas para os diferentes elementos de risco comumente encontrados nas
                  laterais das vias. Ressalta-se que, nos casos em que não é possível eliminar os riscos

                  relativos aos elementos descritos a seguir, a ordem de prioridade para tratamento de
                  locais de risco descrita neste item (“8.2 — Caracterização dos elementos de risco den-
                  tro da zona livre”) deve ser seguida.




                  8.2.1 Elementos naturais


                  Os elementos naturais referem-se a árvores (com diâmetro de base maior do que 10 cm),
                  rochas e vegetação que, em geral, são obstáculos fixos [7] capazes de produzir desace-

                  lerações acentuadas ou paradas abruptas, constituindo riscos distribuídos ou pontuais.




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