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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                         Figura 8.10: Afastamento lateral mínimo do dispositivo de contenção lateral

























                                                 Fonte: elaborado pelo autor



                       Quanto aos efeitos do terreno entre a pista e o dispositivo de contenção, é im-
                  portante que o veículo tenha as rodas no chão e a suspensão esteja neutra durante o

                  impacto. O terreno frontal ao sistema de contenção deve ser plano, com declividade
                  máxima de 1V:10H. Deve-se garantir que dispositivos de drenagem não estejam po-
                  sicionados à frente de dispositivos de contenção e observar as distâncias mínimas e
                  máximas de afastamento da borda da pista de rolamento, definidas em Especificações

                  Técnicas do DER-SP. [2].

                       O dimensionamento da proteção longitudinal se inicia pelo cálculo geométrico do
                  comprimento mínimo necessário para interceptar a trajetória do veículo, com ângulo de
                  saída máximo de 15º, de forma que o veículo errante não se choque ao obstáculo fixo

                  [2]. O comprimento mínimo de um tramo de um sistema de contenção a ser instalado
                  deve assegurar a suficiência estrutural em caso de impactos laterais, garantindo a ca-
                  pacidade de conter e de direcionar os veículos, tendo como referência o comprimento
                  adotado nos ensaios de contenção (“crash tests”, em inglês).


                       As transições entre elementos distintos deverão ter incremento gradativo, suave
                  e contínuo na rigidez do sistema de contenção, para que sejam seguras aos usuários da
                  via, evitando efeitos indesejados, como o embolsamento, enganchamento ou a pene-

                  tração no dispositivo de contenção. As conexões entre sistemas devem ser pelo menos




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                                                                                                         DER / SP
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