Page 274 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 274
CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
Figura 8.10: Afastamento lateral mínimo do dispositivo de contenção lateral
Fonte: elaborado pelo autor
Quanto aos efeitos do terreno entre a pista e o dispositivo de contenção, é im-
portante que o veículo tenha as rodas no chão e a suspensão esteja neutra durante o
impacto. O terreno frontal ao sistema de contenção deve ser plano, com declividade
máxima de 1V:10H. Deve-se garantir que dispositivos de drenagem não estejam po-
sicionados à frente de dispositivos de contenção e observar as distâncias mínimas e
máximas de afastamento da borda da pista de rolamento, definidas em Especificações
Técnicas do DER-SP. [2].
O dimensionamento da proteção longitudinal se inicia pelo cálculo geométrico do
comprimento mínimo necessário para interceptar a trajetória do veículo, com ângulo de
saída máximo de 15º, de forma que o veículo errante não se choque ao obstáculo fixo
[2]. O comprimento mínimo de um tramo de um sistema de contenção a ser instalado
deve assegurar a suficiência estrutural em caso de impactos laterais, garantindo a ca-
pacidade de conter e de direcionar os veículos, tendo como referência o comprimento
adotado nos ensaios de contenção (“crash tests”, em inglês).
As transições entre elementos distintos deverão ter incremento gradativo, suave
e contínuo na rigidez do sistema de contenção, para que sejam seguras aos usuários da
via, evitando efeitos indesejados, como o embolsamento, enganchamento ou a pene-
tração no dispositivo de contenção. As conexões entre sistemas devem ser pelo menos
273
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP