Page 275 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 275
CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
tão resistentes quanto o dispositivo de contenção mais fraco, podendo ser ensaiadas
conforme as normas NCHRP 350/MASH ou EN1317 [2].
Em zonas de obras de média e longa duração, devem ser empregados dispositivos
de contenção sempre que houver o risco de um veículo errante penetrar na área de tra-
balho. Podem ser dispositivos de uso temporário ou dispositivos móveis — que podem,
ou não, ser utilizados em posição permanente ao final da obra. Assim, podem ser desde
dispositivos de contenção temporários até dispositivos de alta contenção, conforme a
velocidade praticada, o VDM e a composição do tráfego.
Dispositivos temporários devem ser retirados ao final do serviço, pois podem
apresentar níveis de contenção mais baixos, conforme o padrão exigido nos ensaios e
normas nacionais e internacionais (como os níveis de contenção T1, T2 e T3 da Norma
Europeia EN1317-2 ou da NCHRP 350/MASH). Quando utilizados, a velocidade deve ser
reduzida, uma vez que o nível de contenção é baixo e a ancoragem do sistema ao pavi-
mento é temporária, apresentando menor resistência ao impacto [10].
8.3.2 Dispositivos de contenção pontual
São sistemas de proteção instalados nas extremidades de dispositivos de contenção
longitudinal ou isoladamente em um local de risco, com funções de conter e absorver a
energia de impacto de veículos errantes para que não atinjam obstáculos fixos ou áreas
de risco.
Neste grupo, se enquadram os terminais de dispositivo de contenção longitudinal
e os dispositivos amortecedores de impacto. Devem atender a normativas da EN1317–
3, EN1317–4 e NCHRP 350/MASH, as quais seguem rigorosos ensaios de impacto. São
soluções seguras para, em caso de impacto frontal, desacelerarem gradualmente o
veículo até sua parada segura ou o redirecionarem de modo seguro em caso de impacto
lateral [2].
Recomenda-se que os dispositivos amortecedores de impacto sejam especifica-
dos conforme a velocidade de impacto, o tipo de veículo (massa total) e os ângulos
de impacto (frontal, angular, lateral). Devem ser autoportantes, sem a necessidade de
estarem acoplados a um sistema de contenção subsequente. A sua avaliação é feita
274
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP