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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  tão resistentes quanto o dispositivo de contenção mais fraco, podendo ser ensaiadas
                  conforme as normas NCHRP 350/MASH ou EN1317 [2].

                       Em zonas de obras de média e longa duração, devem ser empregados dispositivos
                  de contenção sempre que houver o risco de um veículo errante penetrar na área de tra-

                  balho. Podem ser dispositivos de uso temporário ou dispositivos móveis — que podem,
                  ou não, ser utilizados em posição permanente ao final da obra. Assim, podem ser desde
                  dispositivos de contenção temporários até dispositivos de alta contenção, conforme a

                  velocidade praticada, o VDM e a composição do tráfego.

                       Dispositivos temporários devem ser retirados ao final do serviço, pois podem
                  apresentar níveis de contenção mais baixos, conforme o padrão exigido nos ensaios e
                  normas nacionais e internacionais (como os níveis de contenção T1, T2 e T3 da Norma

                  Europeia EN1317-2 ou da NCHRP 350/MASH). Quando utilizados, a velocidade deve ser
                  reduzida, uma vez que o nível de contenção é baixo e a ancoragem do sistema ao pavi-
                  mento é temporária, apresentando menor resistência ao impacto [10].




                  8.3.2 Dispositivos de contenção pontual


                  São sistemas de proteção instalados nas extremidades de dispositivos de contenção
                  longitudinal ou  isoladamente em um local de risco, com funções de conter e absorver a

                  energia de impacto de veículos errantes para que não atinjam obstáculos fixos ou áreas
                  de risco.

                       Neste grupo, se enquadram os terminais de dispositivo de contenção longitudinal
                  e os dispositivos amortecedores de impacto. Devem atender a normativas da EN1317–

                  3, EN1317–4 e NCHRP 350/MASH, as quais seguem rigorosos ensaios de impacto. São
                  soluções seguras para, em caso de impacto frontal, desacelerarem gradualmente o
                  veículo até sua parada segura ou o redirecionarem de modo seguro em caso de impacto

                  lateral [2].

                       Recomenda-se que os dispositivos amortecedores de impacto sejam especifica-
                  dos conforme a velocidade de impacto, o tipo de veículo (massa total) e os ângulos
                  de impacto (frontal, angular, lateral). Devem ser autoportantes, sem a necessidade de

                  estarem acoplados a um sistema de contenção subsequente. A sua avaliação é feita




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