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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  pelo nível de severidade de impacto dos ocupantes do veículo, de forma semelhante
                  aos dispositivos de contenção longitudinal, conforme testes de impacto estabelecidos
                  pelas NCHRP 350/MASH ou EN1317 [7].




                  8.3.2.1 Terminais de dispositivos de contenção longitudinal


                  Todo dispositivo de contenção longitudinal deve ter terminais de início e término segu-

                  ros para os usuários das vias. Se há riscos desses terminais sofrerem impactos frontais
                  por veículos, é obrigatória a instalação de dispositivos que reduzam as consequências
                  do impacto. Os terminais de entrada podem ser [2]:

                         a)  Terminal abatido (inclinado e enterrado no solo): conjunto de módulos de

                             defensas metálicas com altura variando, desde a posição de projeto, até a
                             extremidade totalmente enterrada, cravada no solo de modo a ancorar o
                             sistema de defensas. Só deve ser utilizado em vias com velocidade inferio-
                             res a 60 km/h;

                         b)  Terminal absorvedor de energia: tipo de terminal acoplado ao dispositivo
                             que, ao ser impactado frontalmente, absorve a energia cinética do veículo
                             errante, conduzindo-o a uma parada segura. Para os terminais de abertura,

                             quando o impacto ocorre na sua lateral (após o ponto de início de redirecio-
                             namento), o terminal, por meio da ancoragem, permite o desenvolvimento
                             de tensão e o redirecionamento do veículo. Para os terminais de não aber-
                             tura, o redirecionamento ocorre desde o início do sistema, isto é, desde o

                             cabeçal de impacto. Devem ter uma transição adequada e segura para bar-
                             reiras rígidas;

                         c)  Terminal desviado e ancorado em talude de corte: grupo de defensas metá-
                             licas defletidas na horizontal até o talude de corte, onde é ancorado com a
                             extremidade cravada dentro do corte.




                       Vale destacar que os terminais de entrada abatidos e os terminais desviados até
                  o talude de corte também podem ser instalados em barreiras de concreto, observando
                  as mesmas condições de projeto e implantação.






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