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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
pelo nível de severidade de impacto dos ocupantes do veículo, de forma semelhante
aos dispositivos de contenção longitudinal, conforme testes de impacto estabelecidos
pelas NCHRP 350/MASH ou EN1317 [7].
8.3.2.1 Terminais de dispositivos de contenção longitudinal
Todo dispositivo de contenção longitudinal deve ter terminais de início e término segu-
ros para os usuários das vias. Se há riscos desses terminais sofrerem impactos frontais
por veículos, é obrigatória a instalação de dispositivos que reduzam as consequências
do impacto. Os terminais de entrada podem ser [2]:
a) Terminal abatido (inclinado e enterrado no solo): conjunto de módulos de
defensas metálicas com altura variando, desde a posição de projeto, até a
extremidade totalmente enterrada, cravada no solo de modo a ancorar o
sistema de defensas. Só deve ser utilizado em vias com velocidade inferio-
res a 60 km/h;
b) Terminal absorvedor de energia: tipo de terminal acoplado ao dispositivo
que, ao ser impactado frontalmente, absorve a energia cinética do veículo
errante, conduzindo-o a uma parada segura. Para os terminais de abertura,
quando o impacto ocorre na sua lateral (após o ponto de início de redirecio-
namento), o terminal, por meio da ancoragem, permite o desenvolvimento
de tensão e o redirecionamento do veículo. Para os terminais de não aber-
tura, o redirecionamento ocorre desde o início do sistema, isto é, desde o
cabeçal de impacto. Devem ter uma transição adequada e segura para bar-
reiras rígidas;
c) Terminal desviado e ancorado em talude de corte: grupo de defensas metá-
licas defletidas na horizontal até o talude de corte, onde é ancorado com a
extremidade cravada dentro do corte.
Vale destacar que os terminais de entrada abatidos e os terminais desviados até
o talude de corte também podem ser instalados em barreiras de concreto, observando
as mesmas condições de projeto e implantação.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP