Page 328 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 328

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                       Em segmentos de rodovias que passam por perímetro urbano em situação segre-
                  gada (tipo I) e rodovias atravessando áreas de influência urbana com passagem per-
                  turbada (tipo II), os acessos devem ser controlados e limitados, de modo a minimizar

                  conflitos e evitar manobras inseguras.

                       Faixas de aceleração e desaceleração, tanto para acessos quanto para paradas de
                  ônibus, devem ser projetadas de acordo com a velocidade da via principal [1]. Destaca-
                  -se que as baias de ônibus  devem ser inseridas com projeto adequado, que considere
                                            1
                  a segurança dos usuários. O DER/SP disponibiliza recomendações para a elaboração de
                  projetos de parada de transporte coletivo no documento Projeto Padrão de Platafor-
                  ma para Ponto de Ônibus [5]. Alternativamente, o Manual de Acesso de Propriedades
                  Marginais a Rodovias Federais [6] e o Manual de Projeto de Interseções [7] podem ser
                  consultados para auxiliar nesses projetos.


                       No entanto, nem sempre é simples identificar a tipologia de uma travessia urbana
                  (ver Figura 10.4), podendo existir casos de aspectos distintos em um mesmo trecho,
                  devido às particularidades locais. Por isso, a determinação das características da tra-

                  vessia urbana deve ser feita com cautela, analisando caso a caso. Uma rodovia que
                  atravessa uma área urbanizada, por exemplo, pode ter múltiplas faixas e ser a via prin-
                  cipal de circulação da cidade, mas também fornece acesso a uma escola, onde medidas
                  de sinalização e redução da velocidade podem ser necessárias para garantir a seguran-

                  ça da comunidade do entorno escolar.

                       O tratamento adequado de qualquer travessia urbana depende, primordialmen-
                  te, da função que a rodovia desempenha para os usuários: mobilidade ou acessibilida-
                  de. Em rodovias que atravessam áreas urbanizadas (tipo III), é importante conciliar a

                  acessibilidade dos usuários com a Segurança Viária, especialmente pela presença de
                  usuários vulneráveis e de diferentes tipos de viagens, que aumentam o número de con-
                  flitos de tráfego. No caso das travessias urbanas do tipo II, os projetos devem garantir
                  um equilíbrio entre a mobilidade e a acessibilidade, sempre priorizando a segurança

                  de todos os usuários, uma vez que há aumento no fluxo e no número de conflitos de
                  tráfego. Rodovias que passam por perímetro urbano em situação segregada (tipo I) não





                  1   Informações mais detalhadas sobre baias de ônibus podem ser encontradas no “Capítulo 11 —
                     Considerações sobre usuários vulneráveis”.


                                                                                                            327
                                                                                                            327
                                                                                      GUR
                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                         DER  / SP
                                                                                                         DER / SP
   323   324   325   326   327   328   329   330   331   332   333