Page 330 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 330

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                       Assim, as travessias urbanas do tipo II e III podem ser divididas em duas zonas: (i) a
                  zona de aproximação e (ii) a zona de travessia de área urbanizada ou área de influência
                  urbana. Em ambas as zonas, é importante que o motorista seja informado, de maneira

                  clara, sobre o comportamento que deve adotar, seja por meio de sinalização vertical e
                  horizontal, ou mesmo de painéis de mensagens variáveis  e iluminação.
                                                                          2
                       Nas zonas de aproximação, as seguintes medidas devem ser consideradas [9]:

                           •  implantação de sinalização horizontal e vertical apropriada, onde é neces-

                             sário informar, regulamentar e advertir da aproximação e da entrada na
                             área urbanizada ou na área de influência urbana;
                           •  redução de velocidade, quando necessário;

                           •  redução de faixas, se necessário.




                       Ressalta-se a importância de implantar corretamente os elementos de transição,
                  localizados na zona de aproximação e/ou na zona urbanizada atravessada pela rodovia.
                  A transição entre diferentes zonas deve ser notável para que seja eficaz. Sugere-se
                  projetar mudanças na geometria da via e no paisagismo, como ajuste de faixas e de
                  traçado por meio de medidas moderadoras de tráfego, de modo a induzir mudanças

                  no comportamento do motorista. Também, podem ser implantados tratamentos de
                  entrada, que indicam a mudança de ambiente e demarcam a entrada da cidade. A de-
                  pender de sua configuração, esses elementos podem, inclusive, reduzir a velocidade

                  dos veículos antes de ingressarem no trecho urbano. O uso de sinalização horizontal e
                  vertical também auxilia a transição visual do ambiente [9].

                       A zona de travessia da área urbanizada ou da área de influência urbana, por sua
                  vez, é aquela na qual há maior número de comércios, serviços e habitações com aces-

                  so direto à rodovia, e consequentemente, maior circulação de pedestres e ciclistas. É
                  recomendado o uso de um conjunto de medidas moderadoras de tráfego para garantir
                  que os veículos trafeguem no limite estabelecido e que todos os usuários da via este-
                  jam em segurança. Nesses casos, a rodovia passa a ter caráter urbano e o tráfego deve
                  comportar-se como tal.




                  2   Mais informações sobre os tipos de sinalização viária podem ser consultadas no “Capítulo 7 —
                     Projeto seguro de rodovias” no item “7.4 — Sinalização”.


                                                                                                            329
                                                                                                            329
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
                                                                                                         DER
   325   326   327   328   329   330   331   332   333   334   335