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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Assim, as travessias urbanas do tipo II e III podem ser divididas em duas zonas: (i) a
zona de aproximação e (ii) a zona de travessia de área urbanizada ou área de influência
urbana. Em ambas as zonas, é importante que o motorista seja informado, de maneira
clara, sobre o comportamento que deve adotar, seja por meio de sinalização vertical e
horizontal, ou mesmo de painéis de mensagens variáveis e iluminação.
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Nas zonas de aproximação, as seguintes medidas devem ser consideradas [9]:
• implantação de sinalização horizontal e vertical apropriada, onde é neces-
sário informar, regulamentar e advertir da aproximação e da entrada na
área urbanizada ou na área de influência urbana;
• redução de velocidade, quando necessário;
• redução de faixas, se necessário.
Ressalta-se a importância de implantar corretamente os elementos de transição,
localizados na zona de aproximação e/ou na zona urbanizada atravessada pela rodovia.
A transição entre diferentes zonas deve ser notável para que seja eficaz. Sugere-se
projetar mudanças na geometria da via e no paisagismo, como ajuste de faixas e de
traçado por meio de medidas moderadoras de tráfego, de modo a induzir mudanças
no comportamento do motorista. Também, podem ser implantados tratamentos de
entrada, que indicam a mudança de ambiente e demarcam a entrada da cidade. A de-
pender de sua configuração, esses elementos podem, inclusive, reduzir a velocidade
dos veículos antes de ingressarem no trecho urbano. O uso de sinalização horizontal e
vertical também auxilia a transição visual do ambiente [9].
A zona de travessia da área urbanizada ou da área de influência urbana, por sua
vez, é aquela na qual há maior número de comércios, serviços e habitações com aces-
so direto à rodovia, e consequentemente, maior circulação de pedestres e ciclistas. É
recomendado o uso de um conjunto de medidas moderadoras de tráfego para garantir
que os veículos trafeguem no limite estabelecido e que todos os usuários da via este-
jam em segurança. Nesses casos, a rodovia passa a ter caráter urbano e o tráfego deve
comportar-se como tal.
2 Mais informações sobre os tipos de sinalização viária podem ser consultadas no “Capítulo 7 —
Projeto seguro de rodovias” no item “7.4 — Sinalização”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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