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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Os elementos de transição nas travessias urbanas do tipo III indicam ao motorista
a entrada em área urbanizada e, portanto, devem orientar uma alteração do seu com-
portamento, como a redução da velocidade e o aumento da atenção para a presença de
usuários vulneráveis.
Nas travessias urbanas do tipo II, o projeto deve atentar-se às travessias de
pedestres, aos acessos para veículos com viagens de curtas distâncias e às interse-
ções. Nesses segmentos, podem ser adotadas medidas como redução de velocidade e
controle de acessos, bem como iluminação, implantação de vias marginais e passarelas
e/ou telamento, onde necessário.
Ao fim da zona de travessia inicia-se a zona de retorno à velocidade normal, onde
novamente devem ser instalados elementos de transição, como a sinalização e libera-
ção do tráfego para retomar os padrões da condição de via rural no desenho viário.
10.3 Principais problemas de Segurança Viária
em travessias urbanas
Muitos problemas de Segurança Viária relacionados às travessias urbanas estão as-
sociados aos conflitos entre o tráfego local e o tráfego rodoviário e entre usuários vul-
neráveis e veículos motorizados. Essas características expõem os usuários da via a
mais riscos de se envolverem em acidentes. Nesse cenário potencialmente conflituo-
so, é necessário desenvolver ações no âmbito da Segurança Viária e propor soluções
adequadas a cada situação [1], [10]. O Quadro 10.2 resume e exemplifica os principais
conflitos e causas de acidentes em travessias urbanas, de acordo com as tipologias
anteriormente identificadas.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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