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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
apresentam conflitos com o tráfego local, visto que os acessos são controlados e não
deve haver circulação de usuários vulneráveis.
A fim de projetar um Sistema Seguro, é necessário, muitas vezes, renunciar à flui-
dez do tráfego veicular, reduzindo as velocidades permitidas, para promover traves-
sias seguras em trechos urbanizados. Mesmo concebidas como rodovias, vias rurais
que adquirem características urbanas também devem permitir a passagem segura de
usuários vulneráveis. Cada solução deve estar adequada às particularidades das di-
mensões da área urbanizada que a rodovia atravessa, da classe da rodovia, e conside-
rando o tipo de travessia e sua extensão [8].
São comuns os casos em que cidades desenvolveram suas economias vinculadas
à rodovia. Em razão disso, os habitantes dependem da infraestrutura instalada e da
mobilidade que a rodovia proporciona para a realização das diversas atividades cotidia-
nas e para o acesso às oportunidades econômicas, sociais ou educacionais. Em muitos
casos, o que se observa, após a construção de um contorno rodoviário, é a migração
de atividades econômicas para o entorno do novo traçado da rodovia e o consequente
crescimento da cidade nesta direção [1]. Sendo assim, recomenda-se cautela nas pro-
posições de contornos rodoviários, tomando cuidado para que se preserve a mobilidade
do contorno com regulamentação da faixa de domínio e controle de acessos, de forma
a minimizar os problemas de Segurança Viária.
10.2 Principais zonas e elementos em uma
travessia urbana
Uma característica importante dos projetos seguros das travessias urbanas é a adap-
tação à mudança da paisagem, quando o motorista deixa a zona rural e entra na zona
da travessia urbana. Para minimizar o impacto visual e consequentes situações de peri-
go, assim como, para auxiliar o motorista a adaptar seu comportamento a um contexto
com mais usuários vulneráveis e velocidade reduzida, recomenda-se a introdução de
uma zona de aproximação. Essa zona é especialmente importante no caso de rodovias
que sofrem mais perturbação da área urbana.
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