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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                  apresentam conflitos com o tráfego local, visto que os acessos são controlados e não
                  deve haver circulação de usuários vulneráveis.

                       A fim de projetar um Sistema Seguro, é necessário, muitas vezes, renunciar à flui-
                  dez do tráfego veicular, reduzindo as velocidades permitidas, para promover traves-

                  sias seguras em trechos urbanizados. Mesmo concebidas como rodovias, vias rurais
                  que adquirem características urbanas também devem permitir a passagem segura de
                  usuários vulneráveis. Cada solução deve estar adequada às particularidades das di-

                  mensões da área urbanizada que a rodovia atravessa, da classe da rodovia, e conside-
                  rando o tipo de travessia e sua extensão [8].

                       São comuns os casos em que cidades desenvolveram suas economias vinculadas
                  à rodovia. Em razão disso, os habitantes dependem da infraestrutura instalada e da

                  mobilidade que a rodovia proporciona para a realização das diversas atividades cotidia-
                  nas e para o acesso às oportunidades econômicas, sociais ou educacionais. Em muitos
                  casos, o que se observa, após a construção de um contorno rodoviário, é a migração
                  de atividades econômicas para o entorno do novo traçado da rodovia e o consequente

                  crescimento da cidade nesta direção [1]. Sendo assim, recomenda-se cautela nas pro-
                  posições de contornos rodoviários, tomando cuidado para que se preserve a mobilidade
                  do contorno com regulamentação da faixa de domínio e controle de acessos, de forma
                  a minimizar os problemas de Segurança Viária.




                  10.2 Principais zonas e elementos em uma

                          travessia urbana





                  Uma característica importante dos projetos seguros das travessias urbanas é a adap-
                  tação à mudança da paisagem, quando o motorista deixa a zona rural e entra na zona
                  da travessia urbana. Para minimizar o impacto visual e consequentes situações de peri-

                  go, assim como, para auxiliar o motorista a adaptar seu comportamento a um contexto
                  com mais usuários vulneráveis e velocidade reduzida, recomenda-se a introdução de
                  uma zona de aproximação. Essa zona é especialmente importante no caso de rodovias
                  que sofrem mais perturbação da área urbana.






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                                     ANÇA
                                          VIÁRIA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
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