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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                             um desnível para cruzar a rodovia. Nesses casos, a canalização por meio de
                             cercas e telamentos pode ser uma solução, auxiliando no afunilamento dos
                             fluxos de pedestres e ciclistas para a travessia dedicada e impedindo esses

                             usuários de invadir a faixa de tráfego da rodovia.

                                    Figura 11.2: Ordem de tratamento recomendada para
                                     demanda de cruzamento dos usuários vulneráveis





































                                                 Fonte: elaborado pelo autor



                       Em cruzamentos, o risco de ocorrer um acidente é diretamente proporcional ao volu-

                  me de pedestres e ciclistas que desejam realizar a travessia, ao volume de veículos na pista
                  a ser atravessada e à exposição dos usuários vulneráveis na travessia — que varia com
                  a largura da pista (número de faixas), condições de velocidade e sentidos de operação do
                  tráfego [19]. Dessa forma, a necessidade de implantação de travessia em desnível pode ser

                  determinada a partir dessas condições (volume de tráfego, volume de pedestres/ciclistas
                  e exposição).







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                                                                                                         DER / SP
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