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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                       A hierarquia de controle geralmente é utilizada na avaliação de risco para a seleção
                  e priorização de contramedidas, pois auxilia na identificação, baseada em evidências,
                  de uma ordem prioritária para diferentes tipos de tratamentos de Segurança Viária.

                  É recomendada uma hierarquia de engenharia rodoviária conforme a abordagem do
                  Sistema Seguro. A hierarquia proposta pelo manual da PIARC tem quatro níveis [2]:

                           •  nível 1: condicionar as forças transmitidas no impacto para que suas mag-
                             nitudes estejam dentro das tolerâncias humanas (particularmente median-

                             te o gerenciamento da velocidade);
                           •  nível 2: projetar para que a rodovia seja autoexplicativa (isso inclui proje-
                             tar  para  causar  naturalmente  um  comportamento  seguro  do  usuário  da

                             rodovia);
                           •  nível 3: projetar para oferecer oportunidades para os usuários da rodovia se

                             recuperarem de erros e não conformidades;
                           •  nível 4: projetar para reduzir a severidade caso o acidente não seja evitado.




                       Dado que o objetivo da abordagem do Sistema Seguro é eliminar acidentes com
                  mortos e feridos graves, é importante entender o efeito que diferentes contramedidas
                  têm nesses acidentes. Muitas pesquisas sobre a eficácia de contramedidas fornecem
                  informações sobre a redução de acidentes com vítimas, visto que usualmente estes
                  são os dados disponíveis para realizar estudos. No entanto, a redução no número de

                  acidentes com ferimentos leves ou danos materiais é usualmente desconhecida, po-
                  dendo ocorrer um ligeiro aumento devido à redução da severidade. Em contramedidas
                  focadas na redução da severidade e não na frequência do acidente, esse resultado é

                  considerado positivo, visto que menos pessoas perderam a vida no local ou segmento
                  tratado [2].

                       Na ausência de informações sobre o efeito das contramedidas nos resultados de
                  acidentes fatais e graves, informações sobre a redução total de acidentes devem ser

                  usadas em conjunto com boas práticas e conhecimento do local. O Quadro 13.1 apre-
                  senta diversas contramedidas que podem ser adotadas para melhoria da Segurança
                  Viária, descrevendo a contramedida e apresentado um valor referente à efetividade
                  esperada para redução do número de mortos e feridos graves, de acordo com referên-

                  cias internacionais.



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                                                                                      GUR
                                                                                               VIÁRIA
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