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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
A hierarquia de controle geralmente é utilizada na avaliação de risco para a seleção
e priorização de contramedidas, pois auxilia na identificação, baseada em evidências,
de uma ordem prioritária para diferentes tipos de tratamentos de Segurança Viária.
É recomendada uma hierarquia de engenharia rodoviária conforme a abordagem do
Sistema Seguro. A hierarquia proposta pelo manual da PIARC tem quatro níveis [2]:
• nível 1: condicionar as forças transmitidas no impacto para que suas mag-
nitudes estejam dentro das tolerâncias humanas (particularmente median-
te o gerenciamento da velocidade);
• nível 2: projetar para que a rodovia seja autoexplicativa (isso inclui proje-
tar para causar naturalmente um comportamento seguro do usuário da
rodovia);
• nível 3: projetar para oferecer oportunidades para os usuários da rodovia se
recuperarem de erros e não conformidades;
• nível 4: projetar para reduzir a severidade caso o acidente não seja evitado.
Dado que o objetivo da abordagem do Sistema Seguro é eliminar acidentes com
mortos e feridos graves, é importante entender o efeito que diferentes contramedidas
têm nesses acidentes. Muitas pesquisas sobre a eficácia de contramedidas fornecem
informações sobre a redução de acidentes com vítimas, visto que usualmente estes
são os dados disponíveis para realizar estudos. No entanto, a redução no número de
acidentes com ferimentos leves ou danos materiais é usualmente desconhecida, po-
dendo ocorrer um ligeiro aumento devido à redução da severidade. Em contramedidas
focadas na redução da severidade e não na frequência do acidente, esse resultado é
considerado positivo, visto que menos pessoas perderam a vida no local ou segmento
tratado [2].
Na ausência de informações sobre o efeito das contramedidas nos resultados de
acidentes fatais e graves, informações sobre a redução total de acidentes devem ser
usadas em conjunto com boas práticas e conhecimento do local. O Quadro 13.1 apre-
senta diversas contramedidas que podem ser adotadas para melhoria da Segurança
Viária, descrevendo a contramedida e apresentado um valor referente à efetividade
esperada para redução do número de mortos e feridos graves, de acordo com referên-
cias internacionais.
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