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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                               Quadro 13.1: Contramedidas de Segurança Viária e efetividade
                                esperada na redução do número de mortos e feridos graves


                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                1       Gerenciamento de velocidade


                                           Limites de velocidades estabelecidos para
                                           fornecer mobilidade segura a todos os
                                           usuários da via, apoiados por um projeto
                        Regulamentação     de infraestrutura adequado.
                        de velocidade
                        apropriada ao      É recomendado reforçar a sinalização
                1.1                        de regulamentação da velocidade em         Mais de 30% (3)
                        local e reforço
                        da sinalização de   locais oportunos (por exemplo, curvas
                        regulamentação     acentuadas, praças de pedágio, locais
                                           com elevado índice de acidentes etc.), de
                                           modo a enfatizar a velocidade segura para
                                           trafegar naquele local.

                                           Medidas que promovem mudanças
                                           na geometria da via a fim de induzir
                                           a redução da velocidade. Devem ser
                        Traffic calming    implantadas em locais cujas velocidades
                1.2     (medidas           sejam incompatíveis com a segurança        25% a 40% (1) (2)
                        moderadoras de     dos usuários vulneráveis. Podem ser:        Mais de 30% (3)
                        tráfego)
                                           lombadas, lombofaixas, estreitamentos
                                           da via, ilhas centrais, bulbos, rotatórias,
                                           rotatórias alongadas etc.

                                           Tem uma atuação pontual, podendo
                                           ser utilizada quando há demanda de
                                           travessia de pedestres ou aproximação
                                           de interseções com pontos de conflito.
                                           Se implantadas sequencialmente, podem
                                           impor uma velocidade constante em
                1.3     Lombada            um segmento da via, não somente uma        Mais de 30% (3)
                                           desaceleração e posterior aceleração,
                                           evitando que o veículo retome a
                                           velocidade inicial. Deve vir acompanhada
                                           de sinalização adequada para advertir
                                           o motorista e, quando necessário, de
                                           iluminação do trecho.

                                           Auxilia na redução de velocidade e na
                                           fiscalização de trânsito. Tem uma atuação
                        Lombada            pontual, podendo ser utilizada quando
                1.4     eletrônica/controle   há demanda de travessia de pedestres.    25% a 40% (1)
                        eletrônico de      Deve ser utilizada junto à sinalização
                        velocidade
                                           adequada, especialmente com indicação
                                           da velocidade regulamentada.

                                                                                                       
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                                          VIÁRIA
                                          VIÁRIA
                                     ANÇA
                                SE
                                 GUR
                                 GUR
          DER
          DER  / / SP
              SP
          DER / SP
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