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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Quadro 13.1: Contramedidas de Segurança Viária e efetividade
esperada na redução do número de mortos e feridos graves
Contramedida Descrição Efetividade
1 Gerenciamento de velocidade
Limites de velocidades estabelecidos para
fornecer mobilidade segura a todos os
usuários da via, apoiados por um projeto
Regulamentação de infraestrutura adequado.
de velocidade
apropriada ao É recomendado reforçar a sinalização
1.1 de regulamentação da velocidade em Mais de 30% (3)
local e reforço
da sinalização de locais oportunos (por exemplo, curvas
regulamentação acentuadas, praças de pedágio, locais
com elevado índice de acidentes etc.), de
modo a enfatizar a velocidade segura para
trafegar naquele local.
Medidas que promovem mudanças
na geometria da via a fim de induzir
a redução da velocidade. Devem ser
Traffic calming implantadas em locais cujas velocidades
1.2 (medidas sejam incompatíveis com a segurança 25% a 40% (1) (2)
moderadoras de dos usuários vulneráveis. Podem ser: Mais de 30% (3)
tráfego)
lombadas, lombofaixas, estreitamentos
da via, ilhas centrais, bulbos, rotatórias,
rotatórias alongadas etc.
Tem uma atuação pontual, podendo
ser utilizada quando há demanda de
travessia de pedestres ou aproximação
de interseções com pontos de conflito.
Se implantadas sequencialmente, podem
impor uma velocidade constante em
1.3 Lombada um segmento da via, não somente uma Mais de 30% (3)
desaceleração e posterior aceleração,
evitando que o veículo retome a
velocidade inicial. Deve vir acompanhada
de sinalização adequada para advertir
o motorista e, quando necessário, de
iluminação do trecho.
Auxilia na redução de velocidade e na
fiscalização de trânsito. Tem uma atuação
Lombada pontual, podendo ser utilizada quando
1.4 eletrônica/controle há demanda de travessia de pedestres. 25% a 40% (1)
eletrônico de Deve ser utilizada junto à sinalização
velocidade
adequada, especialmente com indicação
da velocidade regulamentada.
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