Page 414 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 414

CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           Rampas de escape são implantadas nas
                                           laterais das vias, geralmente em trechos
                                           com declive acentuado, com o objetivo de
                2.11    Rampas de escape   oferecer uma zona segura e isolada para   Sem informações 5
                                           a desaceleração emergencial de veículos
                                           pesados.
                                           Faixa de tráfego adicional em aclives
                                           acentuados, em que a composição de
                                           tráfego de veículos pesados justifique
                                           a introdução de uma faixa para não
                2.12    Faixa adicional    formarem pelotões em razão da               25% a 40% (1)
                                           redução de velocidade desses veículos,
                                           minimizando o diferencial de velocidades,
                                           reduzindo conflitos e melhorando a
                                           capacidade da via.

                                           Vias duplicadas introduzem uma barreira
                                           ou canteiro central, reduzindo as chances
                                           de colisões frontais. Os projetos de vias
                2.13    Duplicação         duplicadas demandam soluções que            25% a 40% (1)
                                           simplificam os movimentos de tráfego e
                                           redirecionam movimentos de conversão
                                           para locais mais seguros.
                                           Implantada longitudinalmente à via,
                                           coleta o tráfego local e organiza o
                2.14    Via marginal       tráfego de entrada e saída da via           25% a 40% (1)
                                           principal, em especial os movimentos de
                                           entrelaçamento, minimizando conflitos e
                                           melhorando a capacidade da via principal.
                                           Construção de rodovia de contorno para
                2.15    Contornos          desviar o tráfego de aglomerados urbanos,   Sem informações
                        rodoviários        especialmente o tráfego de veículos
                                           pesados.

                                                                                                       







                  5   Não foram encontrados estudos acerca do impacto das rampas de escape na ocorrência de
                     acidentes. A efetividade dessa contramedida depende, entre outros fatores, de quão lon-
                     go e íngreme é o declive, das condições do terreno lateral à via e se há curvas horizontais no
                     trecho [9], além da decisão dos motoristas de utilizá-la. Contudo, sabe-se que, quando bem
                     dimensionadas, as rampas de escape são altamente efetivas em parar veículos pesados que
                     apresentam falhas mecânicas, evitando que os veículos que optam por utilizá-la se envolvam
                     em acidentes graves, como saídas de pista ou capotamentos.


                                                                                                            413
                                                                                                            413
                                                                                                            413
                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                               AL
                                                                                  DE
                                                                                    SE
                                                                                                            /
                                                                                                             SP
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER / SP
   409   410   411   412   413   414   415   416   417   418   419