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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           Declividade transversal aplicada na
                                           pista nos trechos em curvas, para
                                           contrabalancear o efeito da aceleração
                                           centrífuga. Auxilia o veículo a trafegar em
                2.5     Superelevação      curvas de maneira segura e confortável,    Sem informações
                                           garantindo mais estabilidade aos veículos
                                           e facilitando sua permanência na faixa de
                                           rolamento.
                                           Manter o padrão dos elementos
                                           geométricos na rodovia, como
                                           alinhamento da via, configuração de
                2.6     Melhoria da        interseções, sinalização, localização      Sem informações
                        consistência
                                           de pontos de acessos e zonas de
                                           ultrapassagem, incluindo elementos das
                                           laterais da via.
                                           Garantir projetos geométricos de fácil
                                           leitura e entendimento, de forma que
                                           a rodovia seja autoexplicativa, para
                2.7     Melhoria da        evitar surpreender os motoristas com        10% a 25% (1)
                        legibilidade
                                           elementos desconhecidos que podem
                                           gerar indecisões, erros e, potencialmente,
                                           acidentes.
                                           Pode ser aplicada antes e/ou dentro da
                        Melhoria do        curva, para alertar os motoristas sobre
                2.8     delineamento de    a presença de curvas acentuadas, a          10% a 25% (1)
                        curvas horizontais   direção e nitidez da curva e a velocidade   15% a 60% (2)
                        acentuadas
                                           operacional apropriada.

                                           A pavimentação do acostamento melhora
                                           a aderência dos pneus do veículo ao
                                           pavimento, em caso de saída de pista,
                                           garantindo uma superfície uniforme e
                2.9     Acostamento        mais segura. O risco de acidente será       25% a 40% (1)
                        pavimentado        menor se o veículo puder parar no
                                           acostamento ou voltar com segurança
                                           para a faixa de tráfego. Providencia local
                                           seguro para parada de emergência em
                                           quaisquer condições climáticas.

                                           Degraus acentuados entre o acostamento
                                           e a pista podem resultar em perda de
                                           controle do veículo em casos de saída de
                2.10    Acostamento em     pista.                                       11% a 21% (2)
                        nível
                                           Acostamentos em nível permitem que
                                           veículos errantes retornem com segurança
                                           à faixa de tráfego.

                                                                                                       
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          DER / SP
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