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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Contramedida Descrição Efetividade
Declividade transversal aplicada na
pista nos trechos em curvas, para
contrabalancear o efeito da aceleração
centrífuga. Auxilia o veículo a trafegar em
2.5 Superelevação curvas de maneira segura e confortável, Sem informações
garantindo mais estabilidade aos veículos
e facilitando sua permanência na faixa de
rolamento.
Manter o padrão dos elementos
geométricos na rodovia, como
alinhamento da via, configuração de
2.6 Melhoria da interseções, sinalização, localização Sem informações
consistência
de pontos de acessos e zonas de
ultrapassagem, incluindo elementos das
laterais da via.
Garantir projetos geométricos de fácil
leitura e entendimento, de forma que
a rodovia seja autoexplicativa, para
2.7 Melhoria da evitar surpreender os motoristas com 10% a 25% (1)
legibilidade
elementos desconhecidos que podem
gerar indecisões, erros e, potencialmente,
acidentes.
Pode ser aplicada antes e/ou dentro da
Melhoria do curva, para alertar os motoristas sobre
2.8 delineamento de a presença de curvas acentuadas, a 10% a 25% (1)
curvas horizontais direção e nitidez da curva e a velocidade 15% a 60% (2)
acentuadas
operacional apropriada.
A pavimentação do acostamento melhora
a aderência dos pneus do veículo ao
pavimento, em caso de saída de pista,
garantindo uma superfície uniforme e
2.9 Acostamento mais segura. O risco de acidente será 25% a 40% (1)
pavimentado menor se o veículo puder parar no
acostamento ou voltar com segurança
para a faixa de tráfego. Providencia local
seguro para parada de emergência em
quaisquer condições climáticas.
Degraus acentuados entre o acostamento
e a pista podem resultar em perda de
controle do veículo em casos de saída de
2.10 Acostamento em pista. 11% a 21% (2)
nível
Acostamentos em nível permitem que
veículos errantes retornem com segurança
à faixa de tráfego.
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