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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           Controles de acesso evitam que conflitos
                                           dos movimentos de ingresso e egresso
                                           da rodovia ocorram em demasia,
                        Controle de        especialmente em vias de alta velocidade.   25% a 40% (1)
                2.16    acessos            Com o controle implementado, esses          25% a 31% (2)
                                           movimentos ocorrem em interseções com
                                           desenhos mais seguros e devidamente
                                           sinalizados e espaçados.
                                           Canteiros centrais podem ser separadores
                                           físicos ou fictícios do fluxo de tráfego. Os
                                           físicos constituem uma segregação física,   Canteiro fictício:
                2.17    Canteiro central   construídos como separadores de duas        10% a 25% (1)
                                           pistas de rolamento, enquanto os fictícios
                                           são constituídos por pintura central no
                                           pavimento, como zebrados, para aumentar
                                           a separação dos fluxos opostos.
                                           Recomendada em cruzamentos com
                                           geometria complexa e com muitos pontos
                2.18    Iluminação         de convergência e/ou divergência de          28 a 42% (2)
                                           tráfego, travessias urbanas, trechos em
                                           serra, cruzamentos de pedestres em nível
                                           e locais com alta ocorrência de acidentes.
                                           Medidas de controle de travessia de fauna
                                           servem para evitar o acesso de animais à
                                           rodovia e os consequentes acidentes que a
                        Controle de        presença de animais pode causar. Podem
                2.19    travessia de fauna  referir-se a cercas laterais ou passagens   Sem informação
                                           de fauna em desnível e devem sempre
                                           estar adequadas ao tipo de animal cujo
                                           acesso pretende-se evitar.

                                           A sinalização vertical deve comunicar-se
                                           adequadamente com os usuários da via,
                                           de modo a obter a eficácia necessária
                2.20    Melhoria da        das regras de circulação adotadas,          10% a 25% (1)
                        sinalização vertical
                                           advertir situações e locais de risco e dar
                                           informações adequadas de orientação e
                                           destino.
                                           A sinalização horizontal deve comunicar-
                                           se adequadamente com os usuários da
                        Melhoria da        via, de modo a obter a eficácia necessária
                2.21    sinalização        das regras de circulação adotadas. Deve-    10% a 25% (1)
                        horizontal         se adotar elementos retrorrefletivos para
                                           auxiliar a visão em período noturno e ter
                                           bom contraste e boa visibilidade diurna.

                                                                                                       


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                                 GUR
                                     ANÇA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                          AL
                             DE
                     MANU
                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
                                          VIÁRIA
          DER / SP
          DER  / / SP
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