Page 418 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 418

CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           A sinalização horizontal deve comunicar-
                                           se adequadamente com os usuários da
                                           via de modo a obter a eficácia necessária
                                           das regras de circulação adotadas,
                        Melhoria da        delimitando as faixas de tráfego, indicando   10% a 25% (1)
                4.3     sinalização        os movimentos permitidos em cada faixa
                        horizontal         e definindo a prioridade dos movimentos      Até 30% (3)
                                           nas aproximações. Deve-se adotar
                                           elementos retrorrefletivos para auxiliar a
                                           visibilidade no período noturno e ter bom
                                           contraste e boa visibilidade diurna.

                                            A sinalização vertical deve comunicar-se
                                           adequadamente com os usuários da via,
                                           advertindo situações e locais de risco,
                                           fornecendo informações adequadas
                        Melhoria da                                                    10% a 25% (1)
                4.4     sinalização vertical  de orientação e destino, indicando os
                                           movimentos permitidos e a ordem de           Até 30% (3)
                                           prioridade dos movimentos na interseção,
                                           de modo a obter a eficácia necessária das
                                           regras de circulação adotadas.
                                           Alterações geométricas em interseções
                                           existentes podem ser necessárias para
                                           aumentar a segurança, reduzindo, ou até
                                           mesmo eliminado, conflitos de tráfego
                        Redesenho de       existentes. Alterações nas angulações
                4.5     interseções        das entradas e saídas, abertura ou         Sem informações
                                           fechamento de acesso e ajustes de raios,
                                           são exemplos de ações de redesenho
                                           que podem aumentar a segurança em
                                           interseções.
                                           Recomendada para melhorar a visibilidade
                                           noturna em cruzamentos em nível,
                4.6     Iluminação         locais de travessias de pedestres, bem       28 a 42% (2)
                                           como locais de conflito de tráfego ou
                                           dispositivos complexos em desnível.

                Cruzamento em nível

                                           Aumenta a distância entre os pontos
                                           de conflito, permitindo que o usuário
                                           identifique de forma individualizada esses
                4.7     Canalização                                                   Sem informações
                                           pontos, tome a decisão de entrar ou sair
                                           da via principal com segurança e ajuste
                                           sua velocidade (de entrada ou saída).

                                                                                                       




                                                                                                            417
                                                                                                            417
                                                                                                            417
                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                               AL
                                                                                                             SP
                                                                                                         DER  / / SP
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER / SP
   413   414   415   416   417   418   419   420   421   422   423