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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Contramedida Descrição Efetividade
A sinalização horizontal deve comunicar-
se adequadamente com os usuários da
via de modo a obter a eficácia necessária
das regras de circulação adotadas,
Melhoria da delimitando as faixas de tráfego, indicando 10% a 25% (1)
4.3 sinalização os movimentos permitidos em cada faixa
horizontal e definindo a prioridade dos movimentos Até 30% (3)
nas aproximações. Deve-se adotar
elementos retrorrefletivos para auxiliar a
visibilidade no período noturno e ter bom
contraste e boa visibilidade diurna.
A sinalização vertical deve comunicar-se
adequadamente com os usuários da via,
advertindo situações e locais de risco,
fornecendo informações adequadas
Melhoria da 10% a 25% (1)
4.4 sinalização vertical de orientação e destino, indicando os
movimentos permitidos e a ordem de Até 30% (3)
prioridade dos movimentos na interseção,
de modo a obter a eficácia necessária das
regras de circulação adotadas.
Alterações geométricas em interseções
existentes podem ser necessárias para
aumentar a segurança, reduzindo, ou até
mesmo eliminado, conflitos de tráfego
Redesenho de existentes. Alterações nas angulações
4.5 interseções das entradas e saídas, abertura ou Sem informações
fechamento de acesso e ajustes de raios,
são exemplos de ações de redesenho
que podem aumentar a segurança em
interseções.
Recomendada para melhorar a visibilidade
noturna em cruzamentos em nível,
4.6 Iluminação locais de travessias de pedestres, bem 28 a 42% (2)
como locais de conflito de tráfego ou
dispositivos complexos em desnível.
Cruzamento em nível
Aumenta a distância entre os pontos
de conflito, permitindo que o usuário
identifique de forma individualizada esses
4.7 Canalização Sem informações
pontos, tome a decisão de entrar ou sair
da via principal com segurança e ajuste
sua velocidade (de entrada ou saída).
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ANÇA
VIÁRIA
GUR
MANU
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
SE
DE
AL
SP
DER / / SP
DER
DER / SP