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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
por sua vez, são duas importantes referências internacionais com dados sobre a efeti-
vidade de projetos de engenharia para Segurança Viária.
BOX 2 MÉTODO PREDITIVO DO HIGHWAY SAFETY MANUAL (HSM)
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i Uma forma de estimar a redução na frequência e na severidade de acidentes
e, assim, possibilitar a comparação de diferentes contramedidas, é o emprego
do método preditivo do HSM [1]. Esse método é pouco utilizado atualmente no
Brasil, por ser um método que demanda grande disponibilidade de dados para
sua aplicação. Contudo, as estimativas alcançadas com o método preditivo são
bastante precisas.
O método preditivo do Highway Safety Manual é apresentado no “Capítulo 15 —
Modelo para previsão de acidentes”, no qual é explicado como estimar a varia-
ção da frequência de acidentes com a implantação de uma contramedida ou de
um conjunto de contramedidas.
A avaliação econômica, a partir de metodologias que consideram os benefícios em
termos monetários, exige que a redução estimada na frequência de acidentes seja con-
vertida em valores monetários. Para isso, o DER/SP considera que os benefícios advin-
dos da redução na frequência de acidentes, em termos monetários, estão relacionados
ao custo do acidente e utiliza a metodologia proposta pelo IPEA para estimar o custo
social dos acidentes [7]. Nessa metodologia, os custos dos acidentes são determinados
a partir de quatro componentes, conforme apresentado no “Capítulo 3 — Acidentali-
dade”, sendo eles: pessoas, veículos, vias (e meio ambiente onde ocorreu o acidente) e
instituições públicas envolvidas (judiciais e de atendimento).
Os benefícios anuais de um projeto de contramedidas são estimados multiplicando
o número de acidentes que devem ser evitados, a partir da implementação do projeto,
pelo custo social da redução desses acidentes. Dessa forma, a estimativa da variação
da frequência de acidentes é primeiramente convertida em valores monetários e, em
seguida, esses valores são convertidos a valores presentes.
Recomenda-se realizar o cálculo por nível de severidade do acidente (vítimas com
ferimentos leves, vítimas com ferimentos graves ou vítimas fatais), de modo a aumen-
tar a precisão dos resultados. Para isso, é necessário conhecer o valor monetário dos
acidentes por severidade (ou seja, acidentes fatais, acidentes com lesões graves ou
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP