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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  leves, acidentes apenas com danos materiais) e, também, a variação da severidade nas
                  estimativas de ocorrência de acidentes [1].

                       Outro método que pode ser utilizado para estimar os benefícios de um projeto de
                  contramedidas, em termos monetários, é por meio do Valor Estatístico da Vida (VEV),

                  que pode ser definido como o valor que a sociedade atribui à melhoria de segurança
                  — valor que a sociedade está disposta a investir para reduzir o risco de perda de vidas
                  no trânsito [8]. Nesse caso, supõe-se que todos os custos envolvidos, inclusive custos

                  subjetivos, estão inclusos na disposição a pagar.

                       Uma forma de estimar o Valor Estatístico da Vida é por meio da metodologia utili-
                  zada pelo iRAP em diversos países, inclusive no Brasil, na qual o VEV é determinado a
                  partir da multiplicação do PIB per capita por 70 (com um intervalo entre 60 e 80 para

                  análises de sensibilidade), como indicado na Equação 14.2. A análise do iRAP também
                  fornece um método para calcular o número de lesões graves em um país [8].




                                                                                                Eq. 14.2


                        A estimativa dos benefícios utilizando o VEV produz resultados significativamente
                  maiores que o método dos custos sociais, que tende a subestimar o impacto real de

                  um acidente. Isso ocorre, pois o método dos custos sociais se concentra nos impactos
                  econômicos, enquanto o VEV considera fatores subjetivos não mensuráveis [8].




                  14.1.2 Estimativa dos custos


                  Os custos de um projeto são únicos para cada localidade e cada contramedida, pois de-
                  pendem de diferentes fatores. Para facilitar o cálculo, os custos do projeto devem ser

                  divididos em custos de implantação e custos de manutenção.

                       O custo de implantação, de uma contramedida ou de um conjunto de contrame-
                  didas, pode englobar uma variedade de fatores, como desapropriação, nivelamento e
                  terraplenagem, materiais e equipamentos de construção, mão de obra, proteção am-

                  biental e outros custos, incluindo qualquer atividade de planejamento e projeto realiza-
                  da antes ou durante a obra.




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