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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
Custos de manutenção, por sua vez, referem-se a custos anuais de manutenção
e operação rotineiros. O nível e a regularidade da manutenção, assim como, os custos
de operação associados, dependem das contramedidas adotadas [3]. Nesses casos, o
Sistema de Administração da Conservação (SAC) do DER/SP fornece parâmetros para
definir necessidades, estabelecer critérios e programas de trabalho, otimizar recursos
disponíveis, elaborar e revisar orçamentos, determinar custos e avaliar o desempenho
de manutenções realizadas [10].
Os custos na fase de pré-projeto, costumam ser determinados por meio de um
preço médio por quilômetro ou por local de intervenção. Isso porque a avaliação eco-
nômica e, consequentemente, a comparação entre custos e benefícios, é realizada em
uma fase de planejamento para a escolha de uma alternativa, antes mesmo de existir
um projeto detalhado a partir do qual possam ser determinados os custos.
Os custos da implantação de um projeto, assim como os custos de manutenção,
sempre devem ser convertidos a valores presentes, para que possam ser comparados
aos seus benefícios. Normalmente, o principal impacto econômico e financeiro advém
dos custos de implantação, que apresentam valores mais elevados que os custos de
manutenção e são desembolsados no início do período considerado, tendo grande im-
pacto no fluxo financeiro.
14.1.3 Indicadores de avaliação econômica
A avaliação econômica pode ser realizada com o cálculo de diversos indicadores. De-
pendendo do método utilizado na consideração dos benefícios de um projeto, pode-se
realizar uma análise de benefício-custo ou de efetividade-custo.
Em ambos os casos, tanto os benefícios esperados e os custos devem ser quan-
tificados. Contudo, enquanto os custos sempre devem ser monetizados, os benefícios
podem ou não ser estimados em termos monetários. Quando os benefícios são mo-
netizados, a avaliação econômica pode ser feita por meio da análise benefício-custo,
da taxa interna de retorno (TIR) ou do período de retorno. Por outro lado, quando os
benefícios não podem ser monetizados, eles devem ser quantificados pela redução no
número de acidentes, e a avaliação econômica deve ser realizada pelo uso da relação
efetividade-custo.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP