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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
Figura 14.4: Esquema da metodologia utilizada em
estudos observacionais antes / depois simples
Fonte: adaptado de [13]
ii. Estudo observacional antes / depois usando o método Empírico de Bayes
Na literatura internacional, os estudos mais empregados na avaliação da efetividade de
projetos de Segurança Viária são aqueles que utilizam o método Empírico de Bayes (EB)
para levar em consideração locais sem tratamento. Essa metodologia combina valores
previstos com a aplicação de Funções de Desempenho de Segurança (SPFs) e valores
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observados, para estimar a frequência de acidentes em um local de interesse [1].
O uso do método EB compensa o viés de regressão para a média, por meio da
ponderação da frequência de acidentes. Assim, apresenta resultados mais confiáveis e
6 Funções de Desempenho de Segurança (em inglês, Safety Performance Functions — SPFs)
são expressões utilizadas para estimar a frequência de acidentes em segmentos viários com
características pré-determinadas. O “Capítulo 15 — Modelo para previsão de acidentes” explica
a aplicação dessas funções, assim como sua utilização no método preditivo do HSM [1].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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