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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
em locais com e sem tratamento, atribuindo a diferença no número de acidentes dos
diferentes locais à presença do projeto de Segurança Viária. Contudo, essa metodologia
não leva em consideração os dados do período anterior à implantação do projeto, limi-
tando a confiabilidade das conclusões, uma vez que as tendências ao longo do tempo
não são consideradas [13].
Estudos experimentais antes / depois avaliam projetos de contramedidas que fo-
ram implementados, especificamente, para que sua efetividade pudesse ser quanti-
ficada. Nesse caso, são selecionados locais com características semelhantes e que,
portanto, podem ser comparados. Esses locais são divididos em dois grupos: grupo de
controle, no qual nenhum tratamento é implementado, e grupo de tratamento, no qual
uma única contramedida de interesse é implementada. Cada local é atribuído aleato-
riamente a um dos grupos, de modo a minimizar o viés de seleção e, portanto, o viés
de regressão para a média. Com isso, a diferença no número de acidentes entre os dois
grupos é atribuída à contramedida.
Esses três métodos utilizam análises estatísticas para avaliar tanto segmentos
individuais como conjuntos de pontos que sofreram intervenções, considerando a fre-
quência e a severidade dos acidentes [3]. A despeito do método utilizado, o principal
desafio no processo de avaliação da efetividade de um projeto é estimar qual seria
a frequência de acidentes no período posterior, caso o tratamento não tivesse sido
implementado. Assim, cada tipo de estudo estima esse valor por meio de diferentes
metodologias, as quais possuem diferentes níveis de complexidade na aplicação e, con-
sequentemente, diferentes níveis de confiança nos resultados.
Ressalta-se a importância de compartilhar os resultados alcançados com a im-
plantação dos projetos. Dessa forma, projetos de contramedidas eficazes podem ser
replicados em outros locais, enquanto projetos que não apresentam redução signifi-
cativa na ocorrência ou na severidade de acidentes podem ser evitados, em favor de
outros mais eficazes.
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DE
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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DER / SP
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