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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  em locais com e sem tratamento, atribuindo a diferença no número de acidentes dos
                  diferentes locais à presença do projeto de Segurança Viária. Contudo, essa metodologia
                  não leva em consideração os dados do período anterior à implantação do projeto, limi-

                  tando a confiabilidade das conclusões, uma vez que as tendências ao longo do tempo
                  não são consideradas [13].

                       Estudos experimentais antes / depois avaliam projetos de contramedidas que fo-
                  ram implementados, especificamente, para que sua efetividade pudesse ser quanti-

                  ficada. Nesse caso, são selecionados locais com características semelhantes e que,
                  portanto, podem ser comparados. Esses locais são divididos em dois grupos: grupo de
                  controle, no qual nenhum tratamento é implementado, e grupo de tratamento, no qual
                  uma única contramedida de interesse é implementada. Cada local é atribuído aleato-
                  riamente a um dos grupos, de modo a minimizar o viés de seleção e, portanto, o viés

                  de regressão para a média. Com isso, a diferença no número de acidentes entre os dois
                  grupos é atribuída à contramedida.

                       Esses três métodos utilizam análises estatísticas para avaliar tanto segmentos

                  individuais como conjuntos de pontos que sofreram intervenções, considerando a fre-
                  quência e a severidade dos acidentes [3]. A despeito do método utilizado, o principal
                  desafio no processo de avaliação da efetividade de um projeto é estimar qual seria
                  a frequência de acidentes no período posterior, caso o tratamento não tivesse sido

                  implementado. Assim, cada tipo de estudo estima esse valor por meio de diferentes
                  metodologias, as quais possuem diferentes níveis de complexidade na aplicação e, con-
                  sequentemente, diferentes níveis de confiança nos resultados.

                       Ressalta-se a importância de compartilhar os resultados alcançados com a im-

                  plantação dos projetos. Dessa forma, projetos de contramedidas eficazes podem ser
                  replicados em outros locais, enquanto projetos que não apresentam redução signifi-
                  cativa na ocorrência ou na severidade de acidentes podem ser evitados, em favor de
                  outros mais eficazes.
















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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
                                     ANÇA
                                          VIÁRIA
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