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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                     BOX 4    FATORES DE MODIFICAÇÃO DE ACIDENTES (CMF)       4


                       i      CMFs são fatores que representam a mudança esperada na frequência de
                              acidentes, associada a uma contramedida. Estão relacionados a uma mo-
                              dificação em uma condição específica do local, quando todas as outras ca-
                              racterísticas permanecem constantes.

                                 O CMF de uma contramedida é determinado pela comparação entre a
                              quantidade de acidentes após a implantação da contramedida e a quanti-
                              dade de acidentes que teria ocorrido caso a contramedida não tivesse sido
                              implementada. Assim, CMFs são fatores utilizados para avaliar e comparar
                              a efetividade de diferentes contramedidas.

                                 Além disso, os CMFs calculados para uma contramedida por meio de
                              projetos implementados, podem ser utilizados para estimar a variação na
                              ocorrência de acidentes (e assim, os benefícios esperados) na etapa de
                              avaliação econômica de outros projetos semelhantes. Para isso, existem
                              diversas fontes de informação sobre CMFs, como a CMF Clearinghouse [15]
                              e o Highway Safety Manual [1].

                                 O “Capítulo 15 — Modelo para previsão de acidentes” explica como apli-
                              car CMFs na previsão da redução de acidentes com o uso do método pre-
                              ditivo do HSM.




                  14.3.1.1 Método de estudos observacionais antes / depois



                  A abordagem mais comum na avaliação da efetividade de um projeto de Segurança Viá-
                  ria é realizada por meio de estudos observacionais antes / depois [13]. Esses estudos
                  podem ser conduzidos de diferentes formas, dependendo dos dados disponíveis a res-
                  peito dos locais sem tratamento e da metodologia utilizada para estimar a frequência

                  de acidentes nesses locais.

                       Estudos observacionais antes / depois também podem ser aplicados para ava-
                  liar se um projeto resultou em uma mudança na frequência de um tipo ou severidade
                  de acidente específico, como proporção do total de acidentes. Algumas contramedidas

                  que reduzem a frequência de acidentes de alta severidade, como rotatórias ou reduto-
                  res de velocidade, podem aumentar a frequência de acidentes de baixa severidade [14].
                  Assim, essa abordagem pode ser interessante para avaliar a variação da frequência de
                  acidentes de alta severidade.



                  4   Em inglês, Crash Modification Factors.                                                457
                                                                                                            457
                                                                                      GUR
                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                                    SE
                                                                          MANU
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                  DE
                                                                               AL
                                                                                                            /
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                                                                                                         DER / SP
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