Page 458 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 458
CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
BOX 4 FATORES DE MODIFICAÇÃO DE ACIDENTES (CMF) 4
i CMFs são fatores que representam a mudança esperada na frequência de
acidentes, associada a uma contramedida. Estão relacionados a uma mo-
dificação em uma condição específica do local, quando todas as outras ca-
racterísticas permanecem constantes.
O CMF de uma contramedida é determinado pela comparação entre a
quantidade de acidentes após a implantação da contramedida e a quanti-
dade de acidentes que teria ocorrido caso a contramedida não tivesse sido
implementada. Assim, CMFs são fatores utilizados para avaliar e comparar
a efetividade de diferentes contramedidas.
Além disso, os CMFs calculados para uma contramedida por meio de
projetos implementados, podem ser utilizados para estimar a variação na
ocorrência de acidentes (e assim, os benefícios esperados) na etapa de
avaliação econômica de outros projetos semelhantes. Para isso, existem
diversas fontes de informação sobre CMFs, como a CMF Clearinghouse [15]
e o Highway Safety Manual [1].
O “Capítulo 15 — Modelo para previsão de acidentes” explica como apli-
car CMFs na previsão da redução de acidentes com o uso do método pre-
ditivo do HSM.
14.3.1.1 Método de estudos observacionais antes / depois
A abordagem mais comum na avaliação da efetividade de um projeto de Segurança Viá-
ria é realizada por meio de estudos observacionais antes / depois [13]. Esses estudos
podem ser conduzidos de diferentes formas, dependendo dos dados disponíveis a res-
peito dos locais sem tratamento e da metodologia utilizada para estimar a frequência
de acidentes nesses locais.
Estudos observacionais antes / depois também podem ser aplicados para ava-
liar se um projeto resultou em uma mudança na frequência de um tipo ou severidade
de acidente específico, como proporção do total de acidentes. Algumas contramedidas
que reduzem a frequência de acidentes de alta severidade, como rotatórias ou reduto-
res de velocidade, podem aumentar a frequência de acidentes de baixa severidade [14].
Assim, essa abordagem pode ser interessante para avaliar a variação da frequência de
acidentes de alta severidade.
4 Em inglês, Crash Modification Factors. 457
457
GUR
ANÇA
VIÁRIA
SE
MANU
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DE
AL
/
SP
DER / SP
DER