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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
Na sequência, são introduzidos os três métodos utilizados nos estudos observa-
cionais antes / depois:
(i) estudo observacional antes / depois simples
(ii) estudo observacional antes / depois usando o método Empírico de Bayes
(iii) estudo observacional antes / depois usando grupo de controle
i. Estudo observacional antes / depois simples
Um estudo observacional antes / depois realizado sem levar em consideração locais sem
tratamento é chamado de estudo antes / depois simples. Essa é a abordagem atualmen-
te utilizada pelo DER/SP na avaliação da efetividade de projetos de Segurança Viária.
A Figura 14.4 esquematiza essa metodologia. O triângulo azul preenchido refere-
se ao valor observado no local no período anterior ao tratamento. O triângulo verde
vazado está relacionado ao valor estimado para o local, num período posterior, no caso
de não haver qualquer tratamento. O triângulo verde preenchido diz respeito ao valor
observado no local tratado, no período posterior.
Nesse caso, é adotada a premissa de que o valor estimado para a frequência de
acidentes em locais não tratados, no período posterior de análise, permanece igual à
frequência de acidentes observada no período anterior.
Entende-se, portanto, que a variação entre a frequência de acidentes observada e
a frequência de acidentes estimada, no período posterior, está diretamente relacionada
à implantação do tratamento. Logo, a efetividade do projeto (ou seja, o CMF) é calcula-
do pela razão entre o valor observado no período posterior, no local tratado, e o valor
esperado no período posterior, caso não houvesse intervenção.
A suposição simplificadora, adotada para estimar a frequência de acidentes em lo-
cais não tratados, compromete a capacidade de avaliar conclusivamente se a diferença
entre o valor observado e o valor estimado no período posterior ocorreu exclusivamen-
te devido ao tratamento aplicado [13]. Além disso, essa abordagem não leva em consi-
deração o viés de regressão para a média , além de não compensar tendências gerais
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dos dados de acidentes no período analisado.
5 O conceito do viés de regressão para a média é apresentado no “Capítulo 5 — Uso e tratamento
de dados de acidentes”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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