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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
base, é feita mediante o emprego de expressões denominadas Funções do Desempe-
nho da Segurança (em inglês, Safety Performance Functions — SPFs) [1].
As SPFs presentes no HSM foram desenvolvidas por meio de técnicas estatísticas
de regressão múltipla, utilizando dados históricos de acidentes coletados ao longo de
vários anos em locais com características semelhantes. No modelo de regressão utili-
zado, a frequência de acidentes é a variável dependente, e as variáveis independentes
são o Volume Diário Médio (VDM) de veículos que trafegam na via e, no caso de seg-
mentos homogêneos, a extensão do elemento viário em análise [2].
Além das SPFs, o HSM fornece os coeficientes de regressão relacionados a cada
SPF, as condições base para as quais a SPF foi desenvolvida, o intervalo de VDM para o
qual a SPF é válida e o parâmetro de dispersão associado (k) — utilizado na aplicação
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do método Empírico de Bayes. A Equação 15.2 exemplifica a forma geral de uma SPF
para segmentos de rodovias de pista dupla de múltiplas faixas com separação física.
Eq. 15.2
Onde:
N = frequência estimada de acidentes (variável dependente) para as con-
spf
dições base de um segmento homogêneo no período de um ano;
VDM = Volume Diário Médio no segmento, em veículos/dia;
L = extensão do segmento, em quilômetros;
a e b são coeficientes de regressão do modelo;
e = número de Euler.
Os resultados obtidos por meio da aplicação de SPFs devem ser ajustados para
refletir as condições específicas de cada elemento viário sob análise, uma vez que as
SPFs foram desenvolvidas para condições base pré-estabelecidas. Esses ajustes são
8 Cada SPF tem um parâmetro de dispersão associado (k), que fornece uma indicação da confia-
bilidade estatística da função. Quanto mais próximo o parâmetro de dispersão estiver de zero,
mais confiável estatisticamente será a SPF.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP