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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
Na Etapa 17, verifica-se a existência de alguma alternativa para a área em estu-
do, como uma modificação na via, uma contramedida a ser implementada, diferentes
cenários de volumes de tráfego ou novos empreendimentos. Caso sejam identifica-
das alternativas às condições iniciais, as Etapas 3 a 16 devem ser repetidas para cada
alternativa.
Por fim, na Etapa 18, é possível avaliar os resultados obtidos e comparar as dife-
rentes alternativas.
FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA APLICAÇÃO
BOX 1
DO MÉTODO PREDITIVO DO HSM
i Para auxiliar nos cálculos complexos envolvidos na aplicação do método
do HSM, a American Association of State Highway and Transportation Officials
(AASHTO), a Federal Highway Administration (FHWA) e o National Cooperative
Highway Research Program (NCHRP) desenvolveram uma seleção de ferra-
mentas, projetadas para serem utilizadas em conjunto com o manual nor-
te-americano [8].
A FHWA desenvolveu um software — disponível gratuitamente — cha-
mado Interactive Highway Safety Design Model (IHSDM), que incorpora os
métodos analíticos para todos os tipos de infraestrutura viária presentes
no HSM [8].
Estudos do NCHRP originaram planilhas eletrônicas que auxiliam na im-
plementação do método preditivo do manual norte-americano [8]. Essas
planilhas foram elaboradas para cada tipo de infraestrutura viária presen-
te no HSM e passam por atualizações e melhorias ocasionais, realizadas
pela AASHTO. As planilhas são disponibilizadas de forma gratuita e podem
ser acessadas no site do Highway Safety Manual, sendo recomendado que
o usuário verifique frequentemente o site, para certificar-se de que está
utilizando a versão mais recente disponível da planilha.
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