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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
Eq. 15.7
Onde:
N = frequência de acidentes esperada durante o período futuro;
f
N = frequência de acidentes esperada durante o período passado (no qual
p
o histórico de acidentes observados estava disponível), obtida com a apli-
cação do método EB;
N = frequência de acidentes estimada, obtida pela aplicação da SPF, usan-
bf
do VDM do período futuro;
N = frequência de acidentes estimada, obtida pela aplicação da SPF, usan-
bp
do VDM do período passado;
CMF = valor do enésimo CMF para as condições geométricas planejadas
nf
para período futuro (projeto proposto);
CMF = valor do enésimo CMF para as condições geométricas do período
np
passado (condição existente);
Ao aplicar essa equação, os valores de N e CMF referentes aos períodos passado
b
n
e futuro devem considerar a média de valores de VDM durante os respectivos períodos.
15.3 Procedimento para aplicação do método
preditivo
Com os elementos que fundamentam o método preditivo definidos, esse capítulo apre-
senta o processo para sua aplicação. O método preditivo consiste em um procedimento
de dezoito etapas para estimar a frequência de acidentes em (i) um elemento viário in-
dividual, (ii) uma infraestrutura viária ou (iii) uma rede viária como um todo. A Figura 15.1
apresenta o fluxograma com as dezoito etapas do método.
490
490
GUR
ANÇA
VIÁRIA
DE
SE
AL
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
DER / SP
DER / SP