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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S






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                       Onde:

                             N  =  frequência de acidentes esperada durante o período futuro;
                               f
                             N  =  frequência de acidentes esperada durante o período passado (no qual
                               p
                             o histórico de acidentes observados estava disponível), obtida com a apli-
                             cação do método EB;

                             N  = frequência de acidentes estimada, obtida pela aplicação da SPF, usan-
                               bf
                             do VDM do período futuro;

                             N  = frequência de acidentes estimada, obtida pela aplicação da SPF, usan-
                               bp
                             do VDM do período passado;

                             CMF  = valor do enésimo CMF para as condições geométricas planejadas
                                 nf
                             para período futuro (projeto proposto);

                             CMF  = valor do enésimo CMF para as condições geométricas do período
                                 np
                             passado (condição existente);



                       Ao aplicar essa equação, os valores de N   e CMF  referentes aos períodos passado
                                                              b
                                                                      n
                  e futuro devem considerar a média de valores de VDM durante os respectivos períodos.



                  15.3 Procedimento para aplicação do método

                          preditivo





                  Com os elementos que fundamentam o método preditivo definidos, esse capítulo apre-
                  senta o processo para sua aplicação. O método preditivo consiste em um procedimento
                  de dezoito etapas para estimar a frequência de acidentes em (i) um elemento viário in-

                  dividual, (ii) uma infraestrutura viária ou (iii) uma rede viária como um todo. A Figura 15.1
                  apresenta o fluxograma com as dezoito etapas do método.








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                                 GUR
                                     ANÇA
                                          VIÁRIA
                             DE
                                SE
                          AL
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
          DER / SP
          DER  / SP
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