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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  selecionado, voltando então à Etapa 7 e repetindo o procedimento. Quando não existir
                  outro elemento viário a ser analisado, deve-se prosseguir para a etapa seguinte.

                       A Etapa 15 é aplicada nos casos em que os históricos de acidentes estão disponí-
                  veis, porém não podem ser atribuídos com precisão a cada elemento viário separada-

                  mente por serem incompletos ou pouco precisos. Nesse caso, o método EB é aplica-
                  do no projeto como um todo e não em elementos viários individuais, como é feito na
                  Etapa 13.


                       Na Etapa 16, finalizando a aplicação do método de previsão de acidentes, os re-
                  sultados de todos os elementos viários individuais para cada ano são somados, deter-
                  minando o número total de acidentes esperado ao longo de todos os elementos anali-
                  sados durante o período do estudo (Equação 15.8). A frequência esperada de acidentes

                  da rede viária em análise é obtida por meio da divisão do número total de acidentes
                  esperado pelo número de anos do estudo (Equação 15.9).



                                                                                                Eq. 15.8





                                                                                                Eq. 15.9


                       Onde:

                             N total  = número de acidentes total esperado para todos os anos no período
                             de interesse, ou seja, soma da frequência de acidentes esperada para cada

                             ano e para cada local;
                             N  = frequência de acidentes esperada para um segmento em um ano, obti-
                               s
                             da com a aplicação do método preditivo;

                             N  = frequência de acidentes esperada para uma interseção em um ano, ob-
                               i
                             tida com a aplicação do método preditivo;

                             N médio  = frequência de acidentes média esperada no período de estudo;
                             n = número de anos no período de estudo.










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                          AL
                                          VIÁRIA
                                     ANÇA
                                 GUR
                                SE
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
                             DE
              SP
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