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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  para todos os anos do período de análise, deve-se estimar um VDM para cada ano por
                  interpolação ou extrapolação, a depender dos dados disponíveis.

                       Ainda na Etapa 3, deve-se verificar a disponibilidade de dados de acidentes com
                  o objetivo de determinar a aplicabilidade do método EB — seja em elementos viários

                  individuais (Etapa 13) ou no projeto como um todo (Etapa 15). Os dados observados po-
                  dem ser obtidos diretamente do sistema de relatório de acidentes da região analisada,
                  sendo desejável, pelo menos, dois anos de dados para aplicação do método. Caso os

                  dados de acidentes não estejam disponíveis, as Etapas 6, 13 e 15 do método preditivo
                  não devem ser realizadas.

                       Na Etapa 4, as características geométricas e operacionais da via são determina-
                  das. A partir dessas características e das informações obtidas nas etapas anteriores,

                  na Etapa 5 a rede viária é dividida em elementos viários individuais (segmentos homo-
                  gêneos e interseções).

                       A Etapa 6 depende da aplicabilidade do método EB. Nessa etapa, os acidentes
                  observados devem ser atribuídos a cada elemento viário individual. Os critérios para a

                  atribuição dos acidentes a segmentos homogêneos e interseções são fornecidos nos
                  itens "15.2.2 — Elementos viários" e "15.2.6 — Método Empírico de Bayes". Caso não
                  seja possível realizar a atribuição, deve-se prosseguir para a Etapa 7.


                       As Etapas 7 a 14 conduzem o cálculo do N        para cada elemento viário e para
                                                                estimado
                  cada ano do período de interesse. Nas Etapas 7 e 8, são selecionados o local de análise
                  e o período de interesse, respectivamente. Para cada local selecionado, deve-se anali-
                  sar cada ano isoladamente. Na sequência, nas Etapas 9, 10 e 11, respectivamente, são
                  selecionadas e aplicadas as Funções de Desempenho de Segurança (SPFs) adequadas

                  à cada caso, os Fatores de Modificação de Acidentes (CMFs) apropriados e o Fator de
                  Calibração regional (C).

                       A Etapa 12 permite a seleção de outros anos do período de estudo no local selecio-
                  nado. Assim, se houver outro ano a ser avaliado no período de estudo, deve-se retornar

                  à Etapa 8. Caso contrário, deve-se prosseguir para a Etapa 13.

                       Se o método EB for aplicável a cada elemento viário individual (conforme deter-
                  minado na etapa 3), este procedimento deve ser realizado na Etapa 13. Caso contrário,

                  deve-se prosseguir à Etapa 14, na qual um novo elemento da área de estudo deve ser



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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
                                                                                                         DER
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