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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                       Conhecidas essas limitações, estudos vêm sendo desenvolvidos a fim de determi-
                  nar a aplicabilidade do método previsto no HSM em diferentes países e para desenvol-
                  ver Fatores de Calibração para novas regiões. No Brasil, o emprego de modelos de pre-

                  visão de acidentes é bastante recente, sendo restrito a alguns trabalhos acadêmicos
                  com foco na calibração do método para as regiões de estudo .
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                       Assim, o método preditivo do HSM tem sido aplicado em três etapas sequenciais:
                  (i) sem calibração; (ii) com calibração; e (iii) com aplicação do método Empírico de Bayes.

                  O objetivo de dividir a aplicação do método nessas três etapas é comparar os resul-
                  tados obtidos em cada uma delas e verificar se resultados mais próximos à realidade
                  brasileira podem ser alcançados com a aplicação da calibração e do método EB.

                       Essa verificação corrobora a aplicabilidade do método do HSM em diferentes re-

                  giões do Brasil, desde que as etapas de calibração e do método EB sejam realizadas.
                  Alguns estudos mencionam a possível necessidade de ajustes nos critérios de divisão
                  de segmentos homogêneos para o emprego do método preditivo no Brasil, em função
                  de especificidades das rodovias brasileiras. A presença de retornos em U, por exemplo,

                  é uma situação comum em rodovias brasileiras que não é abordada na metodologia do
                  HSM. Nesses casos, recomenda-se que os segmentos com características típicas bra-
                  sileiras não abordadas no HSM sejam tratados separadamente, podendo ser desenvol-
                  vidos CMFs específicos para essas características.




























                  15   Exemplos de estudos realizados em rodovias no Brasil podem ser encontrados nas referências
                     [2], [5] e [10], sendo que o estudo apresentado em [5] foi realizado em rodovias de pista simples
                     no estado de São Paulo.


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                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
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