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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
Conhecidas essas limitações, estudos vêm sendo desenvolvidos a fim de determi-
nar a aplicabilidade do método previsto no HSM em diferentes países e para desenvol-
ver Fatores de Calibração para novas regiões. No Brasil, o emprego de modelos de pre-
visão de acidentes é bastante recente, sendo restrito a alguns trabalhos acadêmicos
com foco na calibração do método para as regiões de estudo .
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Assim, o método preditivo do HSM tem sido aplicado em três etapas sequenciais:
(i) sem calibração; (ii) com calibração; e (iii) com aplicação do método Empírico de Bayes.
O objetivo de dividir a aplicação do método nessas três etapas é comparar os resul-
tados obtidos em cada uma delas e verificar se resultados mais próximos à realidade
brasileira podem ser alcançados com a aplicação da calibração e do método EB.
Essa verificação corrobora a aplicabilidade do método do HSM em diferentes re-
giões do Brasil, desde que as etapas de calibração e do método EB sejam realizadas.
Alguns estudos mencionam a possível necessidade de ajustes nos critérios de divisão
de segmentos homogêneos para o emprego do método preditivo no Brasil, em função
de especificidades das rodovias brasileiras. A presença de retornos em U, por exemplo,
é uma situação comum em rodovias brasileiras que não é abordada na metodologia do
HSM. Nesses casos, recomenda-se que os segmentos com características típicas bra-
sileiras não abordadas no HSM sejam tratados separadamente, podendo ser desenvol-
vidos CMFs específicos para essas características.
15 Exemplos de estudos realizados em rodovias no Brasil podem ser encontrados nas referências
[2], [5] e [10], sendo que o estudo apresentado em [5] foi realizado em rodovias de pista simples
no estado de São Paulo.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
SP
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