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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  16.2.3 Operações de emergência


                  O gerenciamento de incidentes muitas vezes demanda a mitigação de congestiona-
                  mentos não recorrentes, sendo definido como “uma abordagem coordenada e pla-

                  nejada para restaurar o tráfego às suas operações normais após a ocorrência de um
                  incidente”. Independentemente se forem acidentes ou eventos planejados ou progra-
                  mados, é necessário o uso sistemático de recursos humanos e tecnológicos para [5]:

                           •  detectar e verificar rapidamente a ocorrência de um incidente;

                           •  avaliar a gravidade do incidente e identificar os recursos necessários para
                             lidar com a situação;

                           •  determinar o plano de resposta mais apropriado para restaurar a operação
                             recorrente da via.



                       Nesse sentido, o processo de gerenciamento de incidentes consiste em quatro

                  etapas sequenciais, descritas abaixo. O objetivo desse processo é reduzir o tempo ne-
                  cessário para completar cada etapa e restaurar as operações recorrentes da via [5]:

                         (1)  Detecção e verificação: identificar o incidente e coletar informações sobre
                             a sua localização, severidade e extensão, a fim de elaborar um plano de

                             resposta apropriado. Pode ser realizado pela polícia, equipes de campo, por
                             chamadas telefônicas e, mais recentemente, por detecção automática por
                             dispositivos ITS.

                        (2)  Resposta: é um processo que envolve a ativação, a coordenação e o ge-
                             renciamento de pessoas e equipamentos para eliminar o incidente. Num
                             primeiro estágio, deve-se identificar as unidades de resposta a incidentes

                             mais próximas. Um segundo estágio diz respeito ao gerenciamento e con-
                             trole de tráfego para reduzir os impactos adversos do incidente, como in-
                             formar o público sobre o incidente por meio do uso de dispositivos ITS e
                             sinalização. Dessa forma, é possível otimizar recursos e minimizar o tempo

                             de resposta (composto pela verificação da ocorrência e localização, envio de
                             equipe de resposta ao incidente e tempo de viagem da equipe até o local).
                        (3)  Liberação: é a remoção segura e oportuna de um incidente, por meio de

                             tecnologia para melhorar a eficiência da resolução de incidentes.



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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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