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CAPÍTUL O 1 6 – OPER A ÇÃ O SE GUR A DE RODO VIA S
16.2.3 Operações de emergência
O gerenciamento de incidentes muitas vezes demanda a mitigação de congestiona-
mentos não recorrentes, sendo definido como “uma abordagem coordenada e pla-
nejada para restaurar o tráfego às suas operações normais após a ocorrência de um
incidente”. Independentemente se forem acidentes ou eventos planejados ou progra-
mados, é necessário o uso sistemático de recursos humanos e tecnológicos para [5]:
• detectar e verificar rapidamente a ocorrência de um incidente;
• avaliar a gravidade do incidente e identificar os recursos necessários para
lidar com a situação;
• determinar o plano de resposta mais apropriado para restaurar a operação
recorrente da via.
Nesse sentido, o processo de gerenciamento de incidentes consiste em quatro
etapas sequenciais, descritas abaixo. O objetivo desse processo é reduzir o tempo ne-
cessário para completar cada etapa e restaurar as operações recorrentes da via [5]:
(1) Detecção e verificação: identificar o incidente e coletar informações sobre
a sua localização, severidade e extensão, a fim de elaborar um plano de
resposta apropriado. Pode ser realizado pela polícia, equipes de campo, por
chamadas telefônicas e, mais recentemente, por detecção automática por
dispositivos ITS.
(2) Resposta: é um processo que envolve a ativação, a coordenação e o ge-
renciamento de pessoas e equipamentos para eliminar o incidente. Num
primeiro estágio, deve-se identificar as unidades de resposta a incidentes
mais próximas. Um segundo estágio diz respeito ao gerenciamento e con-
trole de tráfego para reduzir os impactos adversos do incidente, como in-
formar o público sobre o incidente por meio do uso de dispositivos ITS e
sinalização. Dessa forma, é possível otimizar recursos e minimizar o tempo
de resposta (composto pela verificação da ocorrência e localização, envio de
equipe de resposta ao incidente e tempo de viagem da equipe até o local).
(3) Liberação: é a remoção segura e oportuna de um incidente, por meio de
tecnologia para melhorar a eficiência da resolução de incidentes.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP