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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  16.2.1 Obras e serviços de conservação de emergência,
                           restauração e melhorias da rodovia



                  Os serviços de conservação de emergência envolvem um conjunto de operações cujo
                  objetivo é solucionar a interrupção do tráfego na rodovia, podendo ser serviços ou obras
                  necessários para reparar, repor, reconstruir ou restaurar trechos ou a estrutura da ro-
                  dovia que foram seccionados, obstruídos ou danificados por evento extraordinário.


                       Os serviços de restauração são operações para restabelecer o perfeito funciona-
                  mento de um bem avariado ou as características técnicas originais na íntegra, podendo
                  ser necessário adaptar a rodovia de forma permanente, às condições atuais e futuras,
                  para prolongar a sua vida útil. Os melhoramentos acrescentam características novas

                  ou modificam as características existentes da rodovia [7].

                       Obras e serviços de conservação nas rodovias podem representar locais de maior
                  risco para a ocorrência de operações perigosas, uma vez que a natureza temporária das
                  obras aumenta o risco de acidentes, pois pode provocar surpresa aos usuários. Porém,

                  a construção de novas vias, a duplicação, a melhoria e a manutenção de rodovias exis-
                  tentes são necessárias e inevitáveis. Esses serviços geralmente ocupam parte da pista,
                  causando uma interrupção no tráfego.

                       O risco de acidentes graves e/ou fatais é três vezes maior em canteiros de obras

                  rodoviárias do que em um segmento com operação recorrente. O gerenciamento de
                  tráfego deve abordar e combater esse risco aumentado [11], adotando critérios de se-
                  gurança e de operação mais elevados em locais em obra do que em condições opera-

                  cionais de rotina.

                       As obras em condições operacionais especiais devem ser realizadas com a ga-
                  rantia de condições de segurança na rodovia, como também, devem causar a menor
                  interferência possível no fluxo de tráfego. Portanto, a operação segura deve prever que

                  o tráfego siga enquanto as obras ocorrem, mesmo com estrangulamentos da corrente
                  de tráfego. Assim, deve buscar minimizar congestionamentos e atrasos, enquanto ma-
                  ximiza a segurança de trabalhadores no local e usuários da rodovia [11].

                       A avaliação dos riscos envolvidos e o gerenciamento de locais em obra visam a ga-

                  rantir que, em nenhuma circunstância, os usuários das vias sejam surpreendidos pelas




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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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