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CAPÍTUL O 1 6 – OPER A ÇÃ O SE GUR A DE RODO VIA S
16.2.1 Obras e serviços de conservação de emergência,
restauração e melhorias da rodovia
Os serviços de conservação de emergência envolvem um conjunto de operações cujo
objetivo é solucionar a interrupção do tráfego na rodovia, podendo ser serviços ou obras
necessários para reparar, repor, reconstruir ou restaurar trechos ou a estrutura da ro-
dovia que foram seccionados, obstruídos ou danificados por evento extraordinário.
Os serviços de restauração são operações para restabelecer o perfeito funciona-
mento de um bem avariado ou as características técnicas originais na íntegra, podendo
ser necessário adaptar a rodovia de forma permanente, às condições atuais e futuras,
para prolongar a sua vida útil. Os melhoramentos acrescentam características novas
ou modificam as características existentes da rodovia [7].
Obras e serviços de conservação nas rodovias podem representar locais de maior
risco para a ocorrência de operações perigosas, uma vez que a natureza temporária das
obras aumenta o risco de acidentes, pois pode provocar surpresa aos usuários. Porém,
a construção de novas vias, a duplicação, a melhoria e a manutenção de rodovias exis-
tentes são necessárias e inevitáveis. Esses serviços geralmente ocupam parte da pista,
causando uma interrupção no tráfego.
O risco de acidentes graves e/ou fatais é três vezes maior em canteiros de obras
rodoviárias do que em um segmento com operação recorrente. O gerenciamento de
tráfego deve abordar e combater esse risco aumentado [11], adotando critérios de se-
gurança e de operação mais elevados em locais em obra do que em condições opera-
cionais de rotina.
As obras em condições operacionais especiais devem ser realizadas com a ga-
rantia de condições de segurança na rodovia, como também, devem causar a menor
interferência possível no fluxo de tráfego. Portanto, a operação segura deve prever que
o tráfego siga enquanto as obras ocorrem, mesmo com estrangulamentos da corrente
de tráfego. Assim, deve buscar minimizar congestionamentos e atrasos, enquanto ma-
ximiza a segurança de trabalhadores no local e usuários da rodovia [11].
A avaliação dos riscos envolvidos e o gerenciamento de locais em obra visam a ga-
rantir que, em nenhuma circunstância, os usuários das vias sejam surpreendidos pelas
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