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CAPÍTUL O 1 6 – OPER A ÇÃ O SE GUR A DE RODO VIA S
A operação de rodovias em eventos especiais ou dias atípicos desdobra-se no
cumprimento de cinco etapas. O objetivo é organizar a operação da via, tendo em conta
as condições operacionais anormais, especialmente aquelas com aumento do fluxo de
tráfego ou interrupção de vias, são elas:
(1) Monitorar: o monitoramento da rodovia é feito 24 horas por dia. Os dados
obtidos durante o monitoramento podem servir para organizar as equipes
em dias atípicos e eventos especiais. Mesmo antes da ocorrência de ope-
rações especiais programadas, deve-se reforçar o gerenciamento de trá-
fego para compreender melhor como agir quando o fluxo de tráfego sofrer
alterações.
(2) Informar: toda e qualquer operação especial programada ou condição cli-
mática adversa que altere as condições de operação recorrentes deve ser
informada à Polícia Militar Rodoviária e aos usuários, pelo site do DER, por
rádio, por mídias sociais ou por PMVs.
(3) Acompanhar/intervir: é essencial realizar o monitoramento e a fiscaliza-
ção da rodovia durante essas operações especiais, para verificar se não há
qualquer incidente e se é necessário intervir por meio de equipes em cam-
po. É realizado especialmente via videomonitoramento, pelos CCOs e por
equipes em campo, em viaturas de inspeção de tráfego.
(4) Bloquear/interditar: quando for necessário intervir na corrente de tráfego
devido a dias atípicos (muita neblina em trecho de serra, por exemplo) ou
em eventos especiais (como evento esportivo de ciclismo), deve ser realiza-
do o bloqueio (parcial ou total) da rodovia e o acompanhamento do fluxo de
tráfego por equipes de campo, como viaturas do DER ou da PMRv, até que
se possa garantir a volta da normalidade nas condições de operação com
segurança.
(5) Recuperar: refere-se ao tempo que o tráfego leva para retornar às condi-
ções recorrentes de fluxo após o evento especial ou à condição que levou ao
dia atípico, com o uso de técnicas de gerenciamento de tráfego, principal-
mente garantindo as condições de segurança para os usuários e, também,
evitando que o efeito do congestionamento se espalhe para outros locais.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP