Page 510 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 510
CAPÍTUL O 1 6 – OPER A ÇÃ O SE GUR A DE RODO VIA S
interrupções no tráfego em decorrência das obras na via. Para a execução de servi-
ços na rodovia com segurança, o local deve estar devidamente sinalizado, conforme
as recomendações do Manual de Sinalização do DER/SP para situações específicas de
obras e serviços. A sinalização de obras e serviços de conservação envolve iluminação
e sinalização especiais — como luzes de alerta e placas identificando a ocorrência de
obras na pista ou na lateral — instalação de barreiras de proteção aos usuários e tra-
balhadores, delineadores, dispositivos de canalização do tráfego e outros dispositivos
de segurança. Em algumas situações pode ser necessário fazer uso do acostamento
como faixa para os veículos trafegarem durante a execução dos serviços.
O local deve estar corretamente sinalizado, com antecedência, para que os con-
dutores estejam cientes de que há uma modificação temporária na rodovia e sejam
capazes de reduzir sua velocidade e se adaptar com segurança à nova situação de trá-
fego. Além de fornecer informações sobre os serviços que estão ocorrendo na rodovia,
a sinalização deve informar os usuários sobre os dias e horários de operações, duração
da obra e como alteram o fluxo de tráfego [11].
Também, é preciso que os trabalhadores estejam devidamente equipados para
que sejam visíveis e identificáveis . Para obras noturnas, é obrigatório o uso de equipa-
4
mentos de proteção retrorrefletivos [11].
O planejamento de segurança em locais de trabalho deve prever planos de geren-
ciamento de tráfego, com projetos de dispositivos de controle de tráfego e uma lista da
programação das obras, com dias e horários dos serviços [11], devendo ser aprovado
o Termo de Autorização de Uso da Faixa de Domínio da Rodovia [12] pelas autoridades
rodoviárias antes do início do trabalho. Em geral, como uma medida de segurança, os
trabalhos de conservação ao longo da malha sob jurisdição do DER/SP devem ser exe-
cutados durante o dia, devendo ser evitado o trabalho noturno, aos fins de semana e
feriados. Entretanto, rodovias com VDMs mais altos permitem a execução de obras
apenas no período noturno ou aos finais de semana.
4 Os equipamentos de proteção dos trabalhadores são apresentados com mais detalhes no item
“16.1.2 — Conservação rotineira e preventiva periódica” e referem-se a orientações fornecidas
pelo Manual de Sinalização do DER/SP.
509
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP