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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  interrupções no tráfego em decorrência das obras na via. Para a execução de servi-
                  ços na rodovia com segurança, o local deve estar devidamente sinalizado, conforme
                  as recomendações do Manual de Sinalização do DER/SP para situações específicas de

                  obras e serviços. A sinalização de obras e serviços de conservação envolve iluminação
                  e sinalização especiais — como luzes de alerta e placas identificando a ocorrência de
                  obras na pista ou na lateral — instalação de barreiras de proteção aos usuários e tra-
                  balhadores, delineadores, dispositivos de canalização do tráfego e outros dispositivos
                  de segurança. Em algumas situações pode ser necessário fazer uso do acostamento

                  como faixa para os veículos trafegarem durante a execução dos serviços.

                       O local deve estar corretamente sinalizado, com antecedência, para que os con-
                  dutores estejam cientes de que há uma modificação temporária na rodovia e sejam
                  capazes de reduzir sua velocidade e se adaptar com segurança à nova situação de trá-

                  fego. Além de fornecer informações sobre os serviços que estão ocorrendo na rodovia,
                  a sinalização deve informar os usuários sobre os dias e horários de operações, duração
                  da obra e como alteram o fluxo de tráfego [11].


                       Também, é preciso que os trabalhadores estejam devidamente equipados para
                  que sejam visíveis e identificáveis . Para obras noturnas, é obrigatório o uso de equipa-
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                  mentos de proteção retrorrefletivos [11].

                       O planejamento de segurança em locais de trabalho deve prever planos de geren-

                  ciamento de tráfego, com projetos de dispositivos de controle de tráfego e uma lista da
                  programação das obras, com dias e horários dos serviços [11], devendo ser aprovado
                  o Termo de Autorização de Uso da Faixa de Domínio da Rodovia [12] pelas autoridades
                  rodoviárias antes do início do trabalho. Em geral, como uma medida de segurança, os

                  trabalhos de conservação ao longo da malha sob jurisdição do DER/SP devem ser exe-
                  cutados durante o dia, devendo ser evitado o trabalho noturno, aos fins de semana e
                  feriados. Entretanto, rodovias com VDMs mais altos permitem a execução de obras
                  apenas no período noturno ou aos finais de semana.









                  4   Os equipamentos de proteção dos trabalhadores são apresentados com mais detalhes no item
                     “16.1.2 — Conservação rotineira e preventiva periódica” e referem-se a orientações fornecidas
                     pelo Manual de Sinalização do DER/SP.


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                                                                                                         DER / SP
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