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CAPÍTUL O 1 6 – OPER A ÇÃ O SE GUR A DE RODO VIA S
Os Serviços de Atendimentos ao Usuário (SAUs) e as Unidades Básicas de Atendi-
mento (UBAs) são entidades de suporte distintas com funções similares. As bases das
UBAs atuam nas residências de conservação, enquanto as bases dos SAUs estão loca-
lizadas ao longo das rodovias, em locais estratégicos, alocando os recursos operacio-
nais e com área de atendimento ao usuário (sanitários, fraldário e água). Servem, tam-
bém, como postos de parada e de descanso para motoristas e podem conter postos de
pesagem para fiscalização das cargas dos caminhões e autuações, quando necessário.
As bases devem contar com recursos físicos como suporte mecânico, caminhão-
-pipa e guincho, como também podem dispor de ambulâncias para proporcionar um
atendimento rápido e emergencial às vítimas de acidentes. As ações são coordena-
das com as ações da Polícia Militar Rodoviária, a qual é acionada quando necessário,
como para solicitar que um veículo seja imobilizado para fiscalização ou autuação.
Devem contar também, com veículos de inspeção, para fazer a vigilância e fiscalização
da rodovia.
As SAUs realizam inspeções regulares de tráfego (circulam 24 horas por dia), para
garantir a fluidez e zelar pela segurança dos usuários, além de prestar auxílio quan-
do necessário. Atuam no monitoramento da rodovia, removem objetos e executam
sinalizações de caráter emergencial para restabelecer as condições de segurança da
rodovia [10].
16.2 Condições operacionais especiais
Na operação segura de rodovia, eventualmente, podem ocorrer situações que reque-
rem a adoção de medidas operacionais especiais para garantir as condições mínimas de
operação da rodovia. Nos tópicos a seguir são apresentadas diretrizes e normas para
a operação segura da rodovia em condições operacionais especiais, para os diferentes
cenários de tráfego associados.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP