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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                       Os Serviços de Atendimentos ao Usuário (SAUs) e as Unidades Básicas de Atendi-
                  mento (UBAs) são entidades de suporte distintas com funções similares. As bases das
                  UBAs atuam nas residências de conservação, enquanto as bases dos SAUs estão loca-

                  lizadas ao longo das rodovias, em locais estratégicos, alocando os recursos operacio-
                  nais e com área de atendimento ao usuário (sanitários, fraldário e água). Servem, tam-
                  bém, como postos de parada e de descanso para motoristas e podem conter postos de
                  pesagem para fiscalização das cargas dos caminhões e autuações, quando necessário.


                       As bases devem contar com recursos físicos como suporte mecânico, caminhão-
                  -pipa e guincho, como também podem dispor de ambulâncias para proporcionar um
                  atendimento rápido e emergencial às vítimas de acidentes. As ações são coordena-
                  das com as ações da Polícia Militar Rodoviária, a qual é acionada quando necessário,
                  como para solicitar que um veículo seja imobilizado para fiscalização ou autuação.

                  Devem contar também, com veículos de inspeção, para fazer a vigilância e fiscalização
                  da rodovia.

                       As SAUs realizam inspeções regulares de tráfego (circulam 24 horas por dia), para

                  garantir a fluidez e zelar pela segurança dos usuários, além de prestar auxílio quan-
                  do necessário. Atuam no monitoramento da rodovia, removem objetos e executam
                  sinalizações de caráter emergencial para restabelecer as condições de segurança da
                  rodovia [10].




                  16.2 Condições operacionais especiais





                  Na operação segura de rodovia, eventualmente, podem ocorrer situações que reque-
                  rem a adoção de medidas operacionais especiais para garantir as condições mínimas de

                  operação da rodovia. Nos tópicos a seguir são apresentadas diretrizes e normas para
                  a operação segura da rodovia em condições operacionais especiais, para os diferentes
                  cenários de tráfego associados.













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                                                                                                         DER / SP
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