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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                   Fatores        Contramedidas possíveis                                 Efetividade
                   de risco                                                               potencial

                                  Implantação de iluminação em segmentos com presença de   Moderada a
                   Ausência ou    pedestres e em locais de travessia de pedestres.        Alta [1], [3]
                   insuficiência   Implantação de sinalização horizontal com alta
                   de iluminação  retrorrefletividade e melhoria no delineamento da pista em   Sem
                                  locais com caminhamento ou cruzamento de pedestres.     informações

                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]



                  17.2.2 Choque


                  Os acidentes classificados como choque envolvem a colisão de um veículo com um ob-

                  jeto fixo. Nesses casos, pode haver perda de controle do veículo e saída da faixa de
                  tráfego em direção às laterais ou ao centro da via, quando existem canteiros centrais.
                  Por essa razão, tem sido dedicada especial atenção às zonas livres e aos elementos de
                  contenção em projetos rodoviários recentes.


                       Os choques são acidentes comuns em ambientes de alta velocidade e ocorrem
                  tanto em trechos sinuosos como em tangentes. Em geral, choques traduzem-se como
                  acidentes de alto risco e severidade. Pesquisas indicam que a taxa de sobrevivência de
                  ocupantes de veículos que atingem um obstáculo fixo varia de acordo com a velocidade

                  e com a direção do impacto, uma vez que as laterais dos veículos não são projeta-
                  das para absorver a energia do choque, como ocorre com a frente do veículo . Assim,
                                                                                              5
                  choques laterais costumam ter resultados mais severos que choques frontais. Para os
                  motociclistas, as consequências podem ser graves mesmo em velocidades baixas [1].


                       Nas rodovias do estado de São Paulo, a participação desse tipo de acidente é ex-
                  pressiva tanto no total de acidentes (29%), quanto no percentual de ocorrências envol-
                  vendo vítimas fatais (14%). O choque pode ocorrer com elementos naturais, como árvo-

                  res e rochas, ou com elementos construídos, como elementos estruturais de viadutos
                  ou passarelas, postes de iluminação, edificações operacionais e outros elementos





                  5   A chance de sobrevivência em choques frontais é reduzida drasticamente para velocidades aci-
                     ma de 70 km/h, enquanto em um impacto lateral, a chance é reduzida em velocidades acima de
                     30 km/h.


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                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
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