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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores Contramedidas possíveis Efetividade
de risco potencial
Implantação de iluminação em segmentos com presença de Moderada a
Ausência ou pedestres e em locais de travessia de pedestres. Alta [1], [3]
insuficiência Implantação de sinalização horizontal com alta
de iluminação retrorrefletividade e melhoria no delineamento da pista em Sem
locais com caminhamento ou cruzamento de pedestres. informações
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
17.2.2 Choque
Os acidentes classificados como choque envolvem a colisão de um veículo com um ob-
jeto fixo. Nesses casos, pode haver perda de controle do veículo e saída da faixa de
tráfego em direção às laterais ou ao centro da via, quando existem canteiros centrais.
Por essa razão, tem sido dedicada especial atenção às zonas livres e aos elementos de
contenção em projetos rodoviários recentes.
Os choques são acidentes comuns em ambientes de alta velocidade e ocorrem
tanto em trechos sinuosos como em tangentes. Em geral, choques traduzem-se como
acidentes de alto risco e severidade. Pesquisas indicam que a taxa de sobrevivência de
ocupantes de veículos que atingem um obstáculo fixo varia de acordo com a velocidade
e com a direção do impacto, uma vez que as laterais dos veículos não são projeta-
das para absorver a energia do choque, como ocorre com a frente do veículo . Assim,
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choques laterais costumam ter resultados mais severos que choques frontais. Para os
motociclistas, as consequências podem ser graves mesmo em velocidades baixas [1].
Nas rodovias do estado de São Paulo, a participação desse tipo de acidente é ex-
pressiva tanto no total de acidentes (29%), quanto no percentual de ocorrências envol-
vendo vítimas fatais (14%). O choque pode ocorrer com elementos naturais, como árvo-
res e rochas, ou com elementos construídos, como elementos estruturais de viadutos
ou passarelas, postes de iluminação, edificações operacionais e outros elementos
5 A chance de sobrevivência em choques frontais é reduzida drasticamente para velocidades aci-
ma de 70 km/h, enquanto em um impacto lateral, a chance é reduzida em velocidades acima de
30 km/h.
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ANÇA
VIÁRIA
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