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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
O Quadro 17.7 apresenta os principais fatores de risco associados à via e as possí-
veis contramedidas para reduzir a ocorrência de tombamentos, além de apresentar as
efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes.
Quadro 17.7: Principais contramedidas para a redução de tombamentos
Fatores Contramedidas possíveis Efetividade
de risco potencial
Implantação de linhas de estímulo à redução de velocidade Sem
nas aproximações de curvas com restrições de raio informações
horizontal.
Velocidade
inapropriada Instalação de controles eletrônicos de velocidade. Alta [2]
Implantação de sinalização horizontal com largura Moderada
adicional, áreas zebradas e/ou sonorizadores. [1], [2]
Implantação de sinalização de advertência ostensiva Sem
Ocorrência de precedendo curvas críticas. informações
curvas críticas Correção geométrica de curvas críticas, incluindo aumento Sem
do raio e/ou implantação de superelevação adequada. informações
Previsão de zona livre lateral livre e desobstruída, Alta
especialmente em rodovias de velocidades elevadas.
Remoção de obstáculos fixos, tais como dispositivos de Alta [1]
drenagem não traspassáveis.
Atenuação de taludes de corte e aterro, para
enquadramento como recuperáveis e atravessáveis, e
Condições redesenhar os obstáculos físicos (como os dispositivos de Moderada [1]
inadequadas drenagem), para que possam ser atravessados de maneira
nas laterais segura.
das vias
Implantação de dispositivos de contenção viária (barreiras
e defensas) para proteção dos usuários em relação a
obstáculos fixos (como desníveis), dispositivos de drenagem
não traspassáveis e taludes críticos. Para a implantação Alta [3]
dos dispositivos deve ser seguida a “Instrução de Projeto:
Projeto de Dispositivos de Segurança — IP-DE-L00/003” do
DER/SP ou, na sua ausência, a NBR 15.486.
Perda das
condições
funcionais do Implantação de rampas de escape (ou leito de frenagem) Sem
sistema de em trechos montanhosos. informações
freio
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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