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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                       O Quadro 17.7 apresenta os principais fatores de risco associados à via e as possí-
                  veis contramedidas para reduzir a ocorrência de tombamentos, além de apresentar as
                  efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes.



                           Quadro 17.7: Principais contramedidas para a redução de tombamentos

                   Fatores         Contramedidas possíveis                                Efetividade
                   de risco                                                               potencial

                                   Implantação de linhas de estímulo à redução de velocidade   Sem
                                   nas aproximações de curvas com restrições de raio      informações
                                   horizontal.
                   Velocidade
                   inapropriada    Instalação de controles eletrônicos de velocidade.     Alta [2]

                                   Implantação de sinalização horizontal com largura      Moderada
                                   adicional, áreas zebradas e/ou sonorizadores.          [1], [2]

                                   Implantação de sinalização de advertência ostensiva    Sem
                   Ocorrência de   precedendo curvas críticas.                            informações
                   curvas críticas  Correção geométrica de curvas críticas, incluindo aumento   Sem
                                   do raio e/ou implantação de superelevação adequada.    informações

                                   Previsão de zona livre lateral livre e desobstruída,   Alta
                                   especialmente em rodovias de velocidades elevadas.

                                   Remoção de obstáculos fixos, tais como dispositivos de   Alta [1]
                                   drenagem não traspassáveis.

                                   Atenuação de taludes de corte e aterro, para
                                   enquadramento como recuperáveis e atravessáveis, e
                   Condições       redesenhar os obstáculos físicos (como os dispositivos de   Moderada [1]
                   inadequadas     drenagem), para que possam ser atravessados de maneira
                   nas laterais    segura.
                   das vias
                                   Implantação de dispositivos de contenção viária (barreiras
                                   e defensas) para proteção dos usuários em relação a
                                   obstáculos fixos (como desníveis), dispositivos de drenagem
                                   não traspassáveis e taludes críticos. Para a implantação   Alta [3]
                                   dos dispositivos deve ser seguida a “Instrução de Projeto:
                                   Projeto de Dispositivos de Segurança — IP-DE-L00/003” do
                                   DER/SP ou, na sua ausência, a NBR 15.486.
                   Perda das
                   condições
                   funcionais do   Implantação de rampas de escape (ou leito de frenagem)   Sem
                   sistema de      em trechos montanhosos.                                informações
                   freio


                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
                                                                                                            537
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                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER  / SP
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