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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores de risco Contramedidas possíveis Efetividade
potencial
Implantação de canteiros centrais sem barreira de Moderada [1]
separação.
Ausência de
segregação Implantação de dispositivos de contenção viária em Alta [1], [3]
entre faixas canteiros centrais com limitações de segurança.
de tráfego
com sentidos Correção das geometrias horizontal e vertical da Alta [1]
opostos de rodovia em casos de existência de curvas com raios
circulação restritivos, em desacordo com a classe da rodovia.
Melhoria da visibilidade. Moderada [1]
Implantação de delineadores ou balizadores laterais. Moderada [2]
Melhoria da sinalização horizontal com largura Moderada [1],
adicional, áreas zebradas e/ou sonorizadores. [2]
Delineamento Ampliação da largura da faixa de tráfego
insatisfatório, Alta [1]
particularmente (superlargura).
em curvas Implantação de balizamento central com reforço
de tachas retrorrefletivas ou cilindros delimitadores Alta [1]
colapsíveis.
Pavimentação de acostamentos. Alta [1]
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
17.2.5 Colisão lateral
As colisões laterais são aquelas em que o impacto ocorre lateralmente em situações
nas quais os veículos estão transitando na mesma direção, podendo ser no mesmo
sentido ou em sentidos opostos. O ângulo da colisão deve ser oblíquo, diferente de
90 graus.
Entre os anos de 2017 e 2021, as colisões laterais foram responsáveis por 13% do
total de acidentes da malha rodoviária paulista. Em relação aos acidentes com vítimas
fatais, representaram 6% desse universo no mesmo período.
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ANÇA
VIÁRIA
GUR
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
AL
SE
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DER / SP
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