Page 534 - Manual_de_Seguranca_Viaria
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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A





                   Fatores de risco  Contramedidas possíveis                           Efetividade
                                                                                       potencial

                                    Implantação de canteiros centrais sem barreira de   Moderada [1]
                                    separação.
                   Ausência de
                   segregação       Implantação de dispositivos de contenção viária em   Alta [1], [3]
                   entre faixas     canteiros centrais com limitações de segurança.
                   de tráfego
                   com sentidos     Correção das geometrias horizontal e vertical da   Alta [1]
                   opostos de       rodovia em casos de existência de curvas com raios
                   circulação       restritivos, em desacordo com a classe da rodovia.
                                    Melhoria da visibilidade.                          Moderada [1]

                                    Implantação de delineadores ou balizadores laterais.  Moderada [2]

                                    Melhoria da sinalização horizontal com largura     Moderada [1],
                                    adicional, áreas zebradas e/ou sonorizadores.      [2]
                   Delineamento     Ampliação da largura da faixa de tráfego
                   insatisfatório,                                                     Alta [1]
                   particularmente   (superlargura).
                   em curvas        Implantação de balizamento central com reforço
                                    de tachas retrorrefletivas ou cilindros delimitadores   Alta [1]
                                    colapsíveis.
                                    Pavimentação de acostamentos.                      Alta [1]


                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]





                  17.2.5 Colisão lateral



                  As colisões laterais são aquelas em que o impacto ocorre lateralmente em situações
                  nas quais os veículos estão transitando na mesma direção, podendo ser no mesmo
                  sentido ou em sentidos opostos. O ângulo da colisão deve ser oblíquo, diferente de
                  90 graus.


                       Entre os anos de 2017 e 2021, as colisões laterais foram responsáveis por 13% do
                  total de acidentes da malha rodoviária paulista. Em relação aos acidentes com vítimas
                  fatais, representaram 6% desse universo no mesmo período.








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                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                         DER  / SP
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