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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
mortos e feridos graves [3]. Já a implantação de sonorizadores nas linhas de bordo po-
dem reduzir até 51% dos feridos graves e mortos nos acidentes com origem em saídas
de pista [3].
Outro ponto de atenção ao avaliar a Segurança Viária são as travessias urbanas,
como aborda o “Capítulo 10 — Travessias urbanas”. Acidentes comuns a travessias
urbanas, como atropelamentos e colisões transversais, apresentam alto risco de se-
veridade e ocorrem principalmente em travessias classificadas como tipos II e III neste
Manual. Em razão disso, pode ser prevista a implantação de contornos rodoviários para
áreas urbanizadas, sobretudo quando outras contramedidas de menor custo não forem
recomendadas ou não se provarem eficazes. Entretanto, é necessário garantir que, a
longo prazo, não se repita a mesma situação ao longo do contorno; isto é, acessos não
controlados à rodovia, atividades comerciais e de serviços no entorno e a presença de
usuários vulneráveis.
A segurança em zonas de obras ou serviços na rodovia também merecem atenção
especial, como trata o “Capítulo 16 — Operação segura da rodovia”. Em geral, tais aci-
dentes ocorrem devido à necessidade de adaptação da forma de condução do motoris-
ta frente a uma situação anormal na rodovia, exigindo redução da velocidade, mudança
de faixa ou utilização de um desvio. Assim, o diferencial de velocidade e a quebra de
expectativa do motorista podem atuar como fatores de risco que contribuem para a
ocorrência e severidade dos acidentes.
A execução de obras pressupõe, ainda, a circulação de equipamentos pesados e a
presença de trabalhadores, tornando alto o risco de acidentes com maior severidade.
Essa situação é ainda mais crítica no período noturno. Por essas razões, é necessá-
rio que as obras na rodovia sejam devidamente informadas e sinalizadas com ante-
cedência, sendo necessário prever canalização, dispositivos de balizamento e luzes de
advertência.
Por fim, destaca-se a necessidade de prever tratamentos de segurança para aci-
dentes relacionados a atropelamentos de animais que cruzam a rodovia, sendo essa si-
tuação mais comum em zonas rurais ou adjacentes a ambientes naturais preservados.
Por vezes, os atropelamentos envolvem animais de grande porte, podendo acarretar
acidentes de maior severidade. Em razão disso, é necessário garantir o cercamento
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP