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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                  mortos e feridos graves [3]. Já a implantação de sonorizadores nas linhas de bordo po-
                  dem reduzir até 51% dos feridos graves e mortos nos acidentes com origem em saídas
                  de pista [3].

                       Outro ponto de atenção ao avaliar a Segurança Viária são as travessias urbanas,

                  como aborda o “Capítulo 10 — Travessias urbanas”. Acidentes comuns a travessias
                  urbanas, como atropelamentos e colisões transversais, apresentam alto risco de se-
                  veridade e ocorrem principalmente em travessias classificadas como tipos II e III neste

                  Manual. Em razão disso, pode ser prevista a implantação de contornos rodoviários para
                  áreas urbanizadas, sobretudo quando outras contramedidas de menor custo não forem
                  recomendadas ou não se provarem eficazes. Entretanto, é necessário garantir que, a
                  longo prazo, não se repita a mesma situação ao longo do contorno; isto é, acessos não
                  controlados à rodovia, atividades comerciais e de serviços no entorno e a presença de

                  usuários vulneráveis.

                       A segurança em zonas de obras ou serviços na rodovia também merecem atenção
                  especial, como trata o “Capítulo 16 — Operação segura da rodovia”. Em geral, tais aci-

                  dentes ocorrem devido à necessidade de adaptação da forma de condução do motoris-
                  ta frente a uma situação anormal na rodovia, exigindo redução da velocidade, mudança
                  de faixa ou utilização de um desvio. Assim, o diferencial de velocidade e a quebra de
                  expectativa do motorista podem atuar como fatores de risco que contribuem para a

                  ocorrência e severidade dos acidentes.

                       A execução de obras pressupõe, ainda, a circulação de equipamentos pesados e a
                  presença de trabalhadores, tornando alto o risco de acidentes com maior severidade.
                  Essa situação é ainda mais crítica no período noturno. Por essas razões, é necessá-

                  rio que as obras na rodovia sejam devidamente informadas e sinalizadas com ante-
                  cedência, sendo necessário prever canalização, dispositivos de balizamento e luzes de
                  advertência.


                       Por fim, destaca-se a necessidade de prever tratamentos de segurança para aci-
                  dentes relacionados a atropelamentos de animais que cruzam a rodovia, sendo essa si-
                  tuação mais comum em zonas rurais ou adjacentes a ambientes naturais preservados.
                  Por vezes, os atropelamentos envolvem animais de grande porte, podendo acarretar
                  acidentes de maior severidade. Em razão disso, é necessário garantir o cercamento






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