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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
No contexto rodoviário, em geral, colisões laterais ocorrem em situações de mu-
dança de faixa de tráfego, que normalmente são realizadas em ultrapassagens, movi-
mentos de convergência ou entrelaçamento, ou ainda em situações de perda de contro-
le do veículo, fadiga ou uso de substâncias lícitas ou ilícitas pelos condutores, seguida
de invasão da faixa adjacente, especialmente em curvas. Esse tipo de acidente pode
ocorrer também em travessias urbanas com intensa atividade nas margens da rodovia.
Nesses casos, as colisões laterais ocorrem em manobras de estacionamento, quando
um veículo deixa a vaga de estacionamento e colide com outro veículo que está em
circulação.
Os fatores típicos que podem aumentar o risco de colisão lateral incluem [1]:
• velocidade inadequada em curvas;
• condições inadequadas de visibilidade nas faixas de acesso à rodovia ou em
seções de entrelaçamento;
• comprimento inadequado de seções de entrelaçamento;
• estacionamento em travessias urbanas;
• sobrecarga ou deficiência da sinalização de orientação (muitas decisões de
direção a serem tomadas ao mesmo tempo ou falta de informações para a
tomada de decisão);
• mudança de faixa de tráfego não sinalizada pelo condutor;
• fadiga do condutor e falta de atenção (por empenho em outras tarefas,
como uso do celular);
• comprometimento das capacidades do condutor pelo uso de álcool/drogas/
medicação;
• condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.
O Quadro 17.6 apresenta os principais fatores de risco associados à via e as pos-
síveis contramedidas para reduzir a ocorrência de colisões laterais, além de apresentar
as efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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