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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Quadro 17.6: Principais contramedidas para a redução de colisões laterais
Efetividade
Fatores de risco Contramedidas possíveis
potencial
Implantação de linhas de estímulo à redução de Sem
velocidade nas aproximações de curvas com restrições informações
Velocidade de raio horizontal.
inadequada em Instalação de controles eletrônicos de velocidade. Alta [2]
curvas
Implantação de sinalização horizontal com largura Moderada [1], [2]
adicional, áreas zebradas e/ou sonorizadores.
Melhoria das distâncias de visibilidade por ajustes Moderada [1]
geométricos ou retirada de obstruções visuais.
Gerenciamento de acessos. Alta [1] [3]
Condições
inadequadas de Gerenciamento da velocidade, incluindo redução
visibilidade nas pontual da velocidade regulamentada e fiscalização Alta [2]
faixas de acesso eletrônica.
à rodovia ou Implantação de iluminação. Alta [3]
em seções de
entrelaçamento Medidas de delineamento nas alças e acessos de
interseções e seções de entrelaçamento. Moderada [1]
Sem
Alargamento da faixa de tráfego.
informações
Ajuste geométrico com ampliação do comprimento de Sem
entrelaçamento. informações
Comprimento Gerenciamento da velocidade, incluindo redução
inadequado pontual da velocidade regulamentada e fiscalização Alta [2]
de seções de eletrônica
entrelaçamento
Sem
Alargamento da faixa de tráfego.
informações
Sobrecarga ou Rever ou implantar sinalização de orientação de
deficiência no tráfego adequada, prevendo informações com Sem
fornecimento de antecedência e confirmações dos movimentos informações
informações necessários.
Mudança de
faixa de tráfego Implantação de sinalização horizontal com largura Moderada [1], [2]
não sinalizada adicional e/ou sonorizadores.
pelo condutor
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
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SE
VIÁRIA
ANÇA
GUR
DE
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
AL
SP
/
DER / SP
DER