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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                  17.2.6 Tombamento


                  Os acidentes classificados como tombamento envolvem situações em que o veículo sai
                  de sua posição normal, com os pneus apoiados no chão, e fica imobilizado sobre sua

                  lateral, frente ou traseira. Esse tipo de acidente respondeu, em média, por 10% do total
                  de acidentes da malha rodoviária paulista entre 2017 e 2021.

                       Tombamentos podem ser consequências de colisões precedentes, como colisões
                  laterais ou saídas de pista. Nesses casos, as contramedidas devem ser adotadas de

                  acordo com os acidentes que originaram o tombamento.

                       As ocorrências em que tombamentos não são consequência de acidentes prece-
                  dentes estão relacionadas a velocidades inapropriadas em determinados trechos de
                  rodovias, de maneira especial, em curvas de raios reduzidos. Situações como essas

                  contam ainda com dois agravantes importantes: o primeiro deles é a condição de ram-
                  pa descendente acentuada, comum em trechos montanhosos, o segundo agravante é
                  o tipo de veículo, sendo que veículos pesados ou altos têm maiores riscos de envolvi-
                  mento em acidentes dessa tipologia.


                       Os fatores típicos que podem aumentar o risco de ocorrência de tombamentos,
                  sem que eles sejam decorrentes de outro acidente, incluem:

                           •  velocidade inapropriada para o trecho rodoviário;

                           •  ocorrência de curvas críticas, seja em relação aos raios de curvatura ou à
                             superelevação;

                           •  condições inadequadas nas laterais das vias, como desníveis ou sistema de
                             drenagem não traspassável;

                           •  perda das condições funcionais do sistema de freio, em especial para veí-
                             culos pesados;
                           •  fadiga do  condutor e falta de  atenção (por empenho em outras tarefas,

                             como uso do celular);
                           •  comprometimento das capacidades do condutor pelo uso de álcool/drogas/

                             medicação;
                           •  condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.






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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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