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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
17.2.6 Tombamento
Os acidentes classificados como tombamento envolvem situações em que o veículo sai
de sua posição normal, com os pneus apoiados no chão, e fica imobilizado sobre sua
lateral, frente ou traseira. Esse tipo de acidente respondeu, em média, por 10% do total
de acidentes da malha rodoviária paulista entre 2017 e 2021.
Tombamentos podem ser consequências de colisões precedentes, como colisões
laterais ou saídas de pista. Nesses casos, as contramedidas devem ser adotadas de
acordo com os acidentes que originaram o tombamento.
As ocorrências em que tombamentos não são consequência de acidentes prece-
dentes estão relacionadas a velocidades inapropriadas em determinados trechos de
rodovias, de maneira especial, em curvas de raios reduzidos. Situações como essas
contam ainda com dois agravantes importantes: o primeiro deles é a condição de ram-
pa descendente acentuada, comum em trechos montanhosos, o segundo agravante é
o tipo de veículo, sendo que veículos pesados ou altos têm maiores riscos de envolvi-
mento em acidentes dessa tipologia.
Os fatores típicos que podem aumentar o risco de ocorrência de tombamentos,
sem que eles sejam decorrentes de outro acidente, incluem:
• velocidade inapropriada para o trecho rodoviário;
• ocorrência de curvas críticas, seja em relação aos raios de curvatura ou à
superelevação;
• condições inadequadas nas laterais das vias, como desníveis ou sistema de
drenagem não traspassável;
• perda das condições funcionais do sistema de freio, em especial para veí-
culos pesados;
• fadiga do condutor e falta de atenção (por empenho em outras tarefas,
como uso do celular);
• comprometimento das capacidades do condutor pelo uso de álcool/drogas/
medicação;
• condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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