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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                             Quadro 6.3: Classes das rodovias e suas principais características


                                               Terreno
                   Classe                                                   Critérios de
                                PLANO        ONDULADO       MONTANHOSO      classificação técnica

                              Pista Dupla     Pista Dupla    Pista Dupla
                             Controle Total   Controle Total   Controle Total
                              de Acessos      de Acessos      de Acessos
                      0                                                     Decisão administrativa
                            VP = 120 km/h   VP = 100 km/h   VP = 80 km/h
                              LF ≥ 3,60 m    LF ≥ 3,60 m     LF ≥ 3,60 m
                               RM ≤ 3%         RM ≤ 4%         RM ≤ 5%
                              Pista Dupla     Pista Dupla    Pista Dupla    Adotada quando os volumes
                            Controle Parcial  Controle Parcial  Controle Parcial  de tráfego previstos para
                              de Acessos      de Acessos      de Acessos    o horizonte de projeto
                      IA
                            VP = 100 km/h    VP = 80 km/h   VP = 60 km/h    correspondem a níveis de
                              LF ≥ 3,60 m    LF ≥ 3,60 m     LF ≥ 3,60 m    serviço inferiores a “C” em
                               RM ≤ 3%        RM ≤ 4,5%        RM ≤ 6%      uma via de pista simples.
                                                                            Adotada para volume
                             Pista Simples   Pista Simples   Pista Simples   bidirecional do horizonte de
                            VP = 100 km/h    VP = 80 km/h   VP = 60 km/h    projeto de 200 veículos/h
                      IB
                              LF ≥ 3,60 m    LF ≥ 3,60 m     LF ≥ 3,60 m    ou Volume Diário Médio
                               RM ≤ 3%        RM ≤ 4,5%        RM ≤ 6%      bidirecional de 1.400 veículos
                                                                            mistos.

                             Pista Simples   Pista Simples   Pista Simples   Adotada para Volume
                            VP = 100 km/h    VP = 70 km/h   VP = 50 km/h    Diário Médio bidirecional do
                      II
                              LF ≥ 3,60 m    LF ≥ 3,50 m     LF ≥ 3,30 m    horizonte de projeto entre 700
                               RM ≤ 3%         RM ≤ 5%         RM ≤ 7%      e 1.400 veículos mistos.

                             Pista Simples   Pista Simples   Pista Simples   Adotada para Volume
                             VP = 80 km/h    VP = 60 km/h   VP = 40 km/h    Diário Médio bidirecional do
                      III
                              LF ≥ 3,50 m    LF ≥ 3,30 m     LF ≥ 3,30 m    horizonte de projeto entre 300
                               RM ≤ 4%         RM ≤ 6%         RM ≤ 8%      e 700 veículos mistos.

                             Pista Simples   Pista Simples   Pista Simples
                             VP = 80 km/h    VP = 60 km/h   VP = 40 km/h
                     IVA
                              LF ≥ 3,00 m    LF ≥ 3,00 m     LF ≥ 3,00 m    Adotada para Volume
                               RM ≤ 4%         RM ≤ 6%         RM ≤ 8%      Diário Médio bidirecional do

                             Pista Simples   Pista Simples   Pista Simples   horizonte de projeto inferior a
                             VP = 60 km/h    VP = 40 km/h   VP = 30 km/h    200 veículos mistos.
                     IVB
                              LF ≥ 2,50 m    LF ≥ 2,50 m     LF ≥ 2,50 m
                               RM ≤ 6%         RM ≤ 8%        RM ≤ 10%
                   VP — Velocidade de projeto
                   LF — Largura mínima da faixa de rolamento
                   RM — Inclinação máxima da rampa
                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [12]




                                                                                                            175

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
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