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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Além disso, a água presente em eventuais empoçamentos pode ser projetada e
atingir o para-brisa de outros veículos, comprometendo sua visibilidade. Essa proje-
ção pode ser gerada pela interação, em alta velocidade, dos sulcos dos pneus com a
água presente na via e ocorrer acompanhada de detritos, podendo atingir o para-brisa
dos veículos.
Para garantir uma boa aderência pneu-pavimento, obras de implantação ou reabi-
litação do pavimento devem prever o uso de revestimentos asfálticos com melhor ma-
crotextura e, consequentemente, maior coeficiente de atrito, como por exemplo o mi-
cro-revestimento asfáltico a frio, o SMA (Stone Matrix Asphalt) ou o Gap Graded. Uma
outra opção é utilização da camada porosa de atrito (CPA), um revestimento asfáltico
drenante que permite a percolação da água no interior da própria camada, diminuin-
do, significativamente, a lâmina d’água na superfície do pavimento e reduzindo o efeito
do spray.
7.3 Drenagem
Aproximadamente 25% das colisões, bem como 13,5% das colisões com mortes, ocor-
rem em pistas molhadas [1]. Gerenciar as águas superficiais é um aspecto indispensá-
vel para conferir Segurança Viária, principalmente em vias que permitem velocidades
elevadas. O escoamento rápido das águas para fora da faixa de rolamento durante
chuvas fortes requer sistemas de drenagem confiáveis e eficientes.
A água na superfície da via pode ter dois destinos: parte escorre sobre a superfície
do pavimento (sendo conduzida para as laterais da pista), e parte se infiltra no pavi-
mento. Este capítulo, apresenta a drenagem em termos de capacidade de escoamento
superficial da água.
Entretanto, a drenagem superficial não deve ser vista somente com relação à sua ca-
pacidade hidráulica, mas também com relação à segurança das laterais da via e seu efeito
na zona livre de obstáculos. Esse tema é abordado no “Capítulo 8 — Projeto seguro das la-
terais das vias”, com destaque para o projeto seguro dos dispositivos de drenagem lateral,
que devem ser, preferencialmente, traspassáveis ou apresentar proteção por dispositivo de
contenção lateral.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP